Postado em 08 de maio de 2024
Público feminino foi até a sede da Secretaria da Mulher e aprendeu a produzir fragrâncias para uso próprio ou para comercializar
Assim como a primeira criadora de perfumes, uma mulher chamada Tapputi, que criou o primeiro aroma com mirra, óleos e flores, na Mesopotâmia da Babilônia, em 2.000 a.C., as mulheres de Gravatá também têm interesse em dominar essa arte que fascina o mundo por milênios.
No Egito, há quase 4.000 anos, as pessoas usavam fragrâncias em tudo, desde cerimônias religiosas às cerimônias fúnebres, e mesmo para o dia a dia. Nos dias atuais, a perfumaria é um mercado promissor e a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Saberes, promoveu um dia de conhecimento com esta arte milenar com a realização do curso de Perfume Artesanal.
Audenice Sipriano, aluna do curso que aconteceu durante todo o dia da quarta (08), na sede da secretaria, falou como vai usar o conhecimento adquirido. “No meu caso, para o meu dia a dia, eu gosto de aprimorar os meus conhecimentos e essa parceria é importante porque amplia seus horizontes para você aprender várias coisas, desenvolver o conhecimento e tirar da rotina de ficar em casa, pois a maioria das alunas aqui é doméstica, que procura uma renda extra e também como fonte de terapia para viver o dia a dia melhor. Quanto mais conhecimento, melhor”.
Para Sandra Albuquerque, instrutora do Instituto Saberes, “o curso de perfumes é muito proveitoso, porque as alunas aprendem a produzir o produto para uso pessoal como também para venda. Então a nossa verdadeira missão é trazer oportunidade e geração de renda para essas mulheres maravilhosas.
Ana de Jaci, coordenadora de Cursos da Secretaria da Mulher de Gravatá, foi além e falou sobre os frutos concretos que estão acontecendo na cidade. “O nosso objetivo é que a gente qualifique essas mulheres para que elas tenham independência financeira. Quando esse projeto foi apresentado ao prefeito Joselito, ele acatou e vê que realmente o nosso trabalho é bem feito. Para isso, nós temos uma barraca no Polo Moveleiro, todo evento Tardes no Polo está lá, e as mulheres que estão lá com aquele produto com o tema de cada edição, são produtos que foram aprendidos aqui na secretaria. Isso muito nos honra porque elas aprendem, saem satisfeitas, algumas estão trabalhando por conta própria. Nosso trabalho cada dia cresce, estamos levando para zona urbana, zona rural, sítio, a gente atende todas as mulheres”.
Ester Gomes, secretária da Mulher de Gravatá, fala que o objetivo foi alcançado mais uma vez. “Um curso da sua importância voltado tanto do ponto de vista das mulheres usarem para si, aprenderem um pouco da arte da perfumaria, fazerem perfume para o seu uso, para o uso de sua família, bem como na perspectiva de gerar renda e poder fazer a parte comercial, oferecendo para seus amigos, familiares, expandindo essa rede, fazendo com que elas possam também ter lucro com essa oportunidade. Quem sabe com isso surgem novas marcas, eu já ouvi algumas falando nisso, podendo se juntar e fazer parcerias para que possam comercializar. A gente fica muito feliz, a gestão pública municipal, a Secretaria da Mulher em mais essa formação, voltada para as mulheres de Gravatá, em parceria com o Instituto Saberes”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)
Comentários
Postar um comentário