Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá realiza 1º Fórum Municipal da Rede de Saúde Mental até sexta (10)


Postado em 10 de maio de 2024

Durante dois dias, a cidade pioneira na realização desse tipo de evento por iniciativa própria discute políticas públicas voltadas para o tema

Gravatá dá passos largos na questão da saúde mental, principalmente na qualificação dos profissionais que atendem esses usuários que precisam de atenção direcionada. Na tarde da quinta (09), ocorreu a abertura do 1º Fórum Municipal de Saúde Mental, na Igreja dos Mórmons da cidade, no bairro do Prado.



No primeiro dia de evento, que acontece até esta sexta (10), houve apresentação cultural dos usuários do CAPS, além de apresentação do objetivo central do Fórum, que é apresentar o diagnóstico após levantamento realizado em 2023 de como esse usuário é atendido na Rede de Atenção Psicossocial de Gravatá (CAPS e APS), e na atenção ambulatorial e urgência.

Gilcele Marília, assessora em Saúde Mental, apresentou a palestra “O cuidado no território e a Rede de Atenção Psicossocial”. 

O público participante é formado por profissionais da saúde, tais como enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, dentistas e auxiliares, SAMU, equipes multiprofissionais, SAD, entre outros. 

Na sexta (10), haverá a participação da equipe técnica da Gerência de Saúde Mental de Pernambuco - GASAM, sendo Gravatá o único município que conseguiu unir a maior representação estadual em saúde mental. 



Viviany Cavalcanti, secretária de Saúde de Gravatá, falou sobre o fórum. “Estamos fazendo o 1º Fórum Municipal de Saúde Mental e serão dois dias. Hoje (quinta), no período da tarde, e na sexta o dia inteiro quando nós estaremos discutindo a política pública de saúde mental do município. Estaremos estabelecendo fluxos, novos roteiros, estabelecendo também as responsabilizações e tornando a saúde mental mais visível dentro do município. Na sexta estaremos recebendo representantes da GASAM, que é a Coordenadoria Estadual de Saúde Mental, que vai auxiliar no desenvolvimento dessas propostas para fazer a nossa rede de saúde mental de Gravatá. Hoje, a saúde mental perpassa o que a gente tinha há muito tempo atrás, com adoecimentos ,ais crônicos. Hoje a doença mental está em todo lugar, na escola, no lazer, no nosso dia a dia em casa, nos nossos profissionais de saúde, isso foi muito agravado depois da pandemia com todo aquele processo de reclusão, de medo que a gente passou. Hoje a saúde mental perpassa todos esses tipos de situações e a gente precisa discutir isso. Deixar as nossas unidades de saúde mais preparadas para o acolhimento a esse usuário”. 


Atualmente, o CAPS II de Gravatá atende 624 usuários ativos. 


Confira a programação para esta sexta (10) do 1º Fórum Municipal da Rede de Saúde Mental de Gravatá.



SEXTA (10)


8h - Acolhimento dos participantes

8h45 - Apresentação cultural dos usuários do CAPS

9h - Palestra magna de abertura: O cuidado às situações de crise em Saúde Mental no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial do SUS (Palestrante: André)

10h - Café com prosa

10h30 - Formação dos grupos de trabalho (PARTE 1 do Grupo de trabalho)

12h30 - Encerramento da manhã

14h - Continuação dos grupos de trabalho (PARTE 2)

16h - Avaliação das atividades do dia

16h - Encerramento



DIVISÃO DAS SALAS TEMÁTICAS

SALA 01 - Saúde Mental na Atenção Primária
Facilitadores: Gilcele Marília (Assessoria em Saúde Mental)
Jucy (representante da APS da SES)
Apoiadores da SMS Gravatá: Rosy (apoiadora de território da Atenção Primária) / Lidiana (Psicóloga do ambulatório Posto 1) / Patrícia (Sanitarista coordenadora do Ambulatório Posto I)

SALA 02 - Urgência e Emergência em Saúde Mental
Facilitadores: Gustavo (representante da GASAM)
Apoiadores da SMS Gravatá: Danilo (Assistente Social da UPA 24h) / Gilvânia
(Assistente Social do CAPS II) / Sarana ( Apoio técnico da Diretoria de Atenção
Especializada) e Guto (Enfermeiro do CAPS II)

SALA 03 - Atenção Integral a usuários de álcool e outras drogas
Facilitadores: Danilo (representante da GASAM)
Apoiadores da SMS Gravatá: Patrícia (Coordenadora de Saúde Mental) / Simone (Técnica de referência do CAPS II) / Lamartine (Psicólogo do CAPS II)
e Mirtes (Coordenadora do SAMU)

SALA 04: O cuidado na Saúde mental infanto juvenil
Facilitadores: Andréia Galindo (representante da GASAM)
Apoiadores da SMS Gravatá: Thays (Responsável técnica do Centro de Reabilitação), Tarciana (Psicóloga do Centro de Reabilitação), Rafaela (Coordenadora da equipe Multi) e Elite (Psiquiatra do CAPS II)


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu