Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023

Inteligência Artificial e rastreamento personalizadosão os novos aliados no combate ao câncer de mama
 
O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais.

O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neurais, por erros e acertos. Uma vez que quanto mais precoce é o diagnóstico do câncer de mama, maiores são as chances de cura com tratamentos menos agressivos, a Inteligência Artificial surge dando uma contribuição extra para o enfrentamento antecipado da doença.

“A inteligência artificial mudou a dinâmica e a agilidade da investigação diagnóstica. Aumentou a acurácia e a precisão dos exames para detecção de lesões e tumores mamários, assim como tem contribuído na interpretação das imagens”, afirma a médica radiologista Mirela Ávila, diretora do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila. As ferramentas de Inteligência Artificial são obrigatoriamente revisadas por médicos especialistas e costumam melhorar a análise de resultados apresentados por um maquinário de última geração.


No Centro Diagnóstico Lucilo Ávila, que já adota a IA nos exames de mamografia, tem-se um exemplo de como a Inteligência Artificial influi em todo o processo. O próprio sistema é capaz de reordenar a fila para laudos a serem dados pelos médicos, colocando em evidência pacientes acometidos por uma lesão com características mais suspeitas. O sistema conclui que os casos com supostas lesões são considerados mais urgentes na fila diária. No menor indício de risco para a mulher, a paciente é reconvocada para novos exames ou orientada de forma particular a procurar um profissional especializado para acompanhamento mais urgente, o que favorece o tratamento preciso e eficiente.  


Junta-se à IA, a recente diretriz de entidades médicas em todo o mundo no sentido de estimular o rastreamento da doença de forma menos generalista e mais individualizada e personalizada, buscando orientar quais são os exames indicados e a periodicidade para cada mulher, levando em consideração a idade, o tipo de densidade mamária e os fatores de risco. Os principais métodos diagnósticos são a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética. Em cada diagnóstico da mama, a qualidade e assertividade na escolha dos métodos de rastreamento - investigação que mostram indícios de câncer - ou na combinação das estratégias e exames diagnósticos, podem ser definidoras para o tratamento e a remissão do câncer.


A conduta de rastreamento individualizado e personalizado, que deve ser feito antes mesmo de qualquer sintoma, vem sendo ponto de debate em todo o mundo. Tem sido vista como uma diretriz contemporânea para diagnóstico por respeitar a pluralidade populacional e de cada pessoa. Antes, a indicação era de que a partir dos 40 anos toda mulher deveria fazer a mamografia uma vez por ano. Hoje, persiste a mesma recomendação nas mulheres sem fatores de risco. Porém naquelas com risco mais elevado, o rastreamento com exames de imagem deve iniciar mais cedo, a partir dos 25 anos, com a ressonância magnética e/ou ultrassonografia. E a mamografia anual deve ser antecipada nesse grupo, podendo iniciar desde os 30 anos de idade. Para isso, é feita uma avaliação médica utilizando modelos matemáticos para cálculos de risco, que leva em consideração antecedentes familiares, a condição pessoal de saúde, a densidade da mama, diagnóstico de lesão de potencial maligno incerto em biópsia mamária prévia, tratamento anterior com irradiação do tórax e mutações genéticas.


O Centro de Diagnóstico Lucilo Ávila destaca-se no mercado pernambucano pelos seus diferenciais. No exame de mamografia, trabalha com equipamentos de mamografia digital com a tecnologia da tomossíntese, que consiste em adquirir imagens em cortes milimétricos da mama, aumentando a capacidade de visualizar lesões em até 50%; mamógrafos com sistemas de compressão mais confortáveis, curvos, que se amoldam à anatomia da mama de cada mulher; sistema de leitura digital de imagens em monitores de alta resolução, associados a processamento com auxílio de IA. Para as ultrassonografias, o Lucilo Ávila tem todas as salas equipadas com a linha premium de aparelhos de USG de alta resolução e softwares de processamento de imagem que permitem uma boa caracterização de toda a espessura da mama, levando a visualização de lesões muito pequenas e sutis, entre outras tecnologias também para ressonância e intervenção mamária. De acordo com a radiologista, “o elevado investimento em tecnologia aliado à capacitação contínua, o atendimento humanizado e o comprometimento de nossa equipe, possibilita que estejamos um passo à frente na saúde de nossas pacientes”.


Visando estimular a consciência da realização de diagnósticos e fazer um alerta sobre o zelo da paciente na busca por diagnósticos precisos, o Lucilo Ávila lança a campanha “Um passo à frente na sua saúde”. A campanha tem como objetivo o fortalecimento do Outubro Rosa, marco de mobilização e conscientização quanto ao câncer de mama no mundo e no Brasil. Ao longo deste mês, o Lucilo Ávila cumpre uma agenda extensa e contínua, que inclui ações de conscientização para um público plural e outras iniciativas beneficentes, como atendimentos médicos e doação de 150 mamografias. Para desenvolver a ação “Um passo à frente na sua saúde”, o Centro Diagnóstico promove ações e conta com parceiros como a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Sociedade Pernambucana de Radiologia, a Federação Equestre de Pernambuco, o Instituto JCPM, o Instituto Cristina Tavares e o Sport Club do Recife.
 
NÚMEROS - O câncer é o principal problema de saúde no mundo e o câncer de mama feminina se destaca como o mais incidente, com 2,3 milhões de casos novos previstos, segundo estimativas divulgadas em dezembro pelo Inca, do Ministério da Saúde. No Brasil, para o triênio 2023 a 2025, calcula-se em torno de 73.610 novos casos de câncer de mama, correspondendo a um risco estimado de 66,54 casos novos a cada grupo de 100 mil mulheres. A descoberta de um câncer na fase inicial, com diagnóstico por meio de exames de imagem como a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética, pode representar a eficiência e a redução de agressividade no tratamento; as chances de cura podem chegar a 95%, salvando muitas vidas. (Material de apoio: Estudo “Estimativa 2023 - Incidência do Câncer no Brasil”, Inca/Ministério da Saúde - estimativa-2023.pdf (inca.gov.br) )

 
SERVIÇO
O que: 
Campanha “Um passo à frente na sua saúde”, do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila

Quando: de 1 a 31 de outubro de 2023

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa