Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá agora oferece tratamento hormonal a pessoas trans

Postado em 19 de maio de 2024

Nova medida da Prefeitura facilita acesso e promove inclusão

No último sábado (18), a Clínica da Mulher em Gravatá foi palco de um momento significativo de fortalecimento de vínculos e acolhimento para mulheres trans. Durante o evento, foi anunciado que o tratamento hormonal de transição de gênero, anteriormente disponível apenas em Caruaru ou Recife, agora será oferecido no município. Essa mudança representa um avanço significativo na inclusão e no cuidado com a saúde da população trans local.


A novidade foi recebida com entusiasmo pelas participantes, que destacaram a importância da medida para a melhoria de suas vidas. Com a oferta do tratamento hormonal em Gravatá, serão eliminados problemas como os altos custos de deslocamento e os riscos associados à automedicação com doses inadequadas. A ação demonstra o compromisso da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em fornecer serviços de saúde de qualidade para todos os cidadãos.

A iniciativa reflete a preocupação da gestão municipal em promover a igualdade e o bem-estar de toda a população. Ao facilitar o acesso ao tratamento hormonal, Gravatá dá um passo importante na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora, onde todos os cidadãos possam ter suas necessidades de saúde atendidas de forma segura e eficaz.


A vendedora Paola Bracho é mulher trans e será uma das usuárias beneficiadas com esse tratamento e ela celebra: ”Sou de Caruaru, cheguei aqui em Gravatá ontem, estou morando aqui e eu me sinto abraçada, porque aqui em Gravatá vai ter terapia hormonal para nós mulheres trans, transexuais, travestis, então vai ter esse apoio, esse abraço. Agradeço ao estado e à Prefeitura de Gravatá que aceita todas e todos como são. É um prazer enorme morar aqui e fazer uso dessa terapia hormonal.”


Romylli Thailla é mulher trans e técnica de enfermagem da Clínica da Mulher. Ela destaca que ”os hormônios já estão liberados. A gente vai começar com os atendimentos, porque cada medicação tem seu tempo, sua quantidade, precisamos dos exames adequados, cada paciente, cada organismo reage de uma forma e tudo isso tem que ser de acordo com prescrições médicas. Vamos começar com atendimentos médicos e ambulatoriais, fazendo exames para dar inicio à quantidade correta para cada organismo.”


Tamires Lopes, médica ginecologista da unidade, detalha sobre o atendimento e a oferta de tratamento hormonal. ”A ideia do serviço é a gente implementar tanto o uso do hormônio quanto o atendimento desse público, porque infelizmente hoje a gente ainda não tem um atendimento como deve ser feito. A ideia é a gente poder atender todo o público LGBTQIA+ e iniciar também a oferta de hormônio tanto para homens trans como para mulheres trans.”


Waleria Cuica, coordenadora da Clínica da Mulher, fala sobre o atendimento humanizado. ”Viemos trazer um atendimento mais humanizado. Esse era um projeto que deveria ter sido iniciado há quatro anos, mas não teve êxito e quando eu assumi há sete meses colocamos em prática o atendimento humanizado com as pessoas trans, tanto as mulheres quanto homens. Conseguimos medicamentos, todos os exames hormonais e equipe multidisciplinar para o melhor atendimento.”



Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu