Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COMDICA realiza evento em alusão ao Maio Amarelo

Postado em 16 de maio de 2024

Mês lembra o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Em alusão ao Maio Amarelo, mês que lembra o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gravatá - COMDICA de Gravatá realizou, na noite da quarta (15), no auditório da EREM Devaldo Borges, evento que reuniu a sociedade gravataense para falar sobre o tema. 


Na ocasião, houve apresentação teatral muito aplaudida com as crianças e adolescentes que frequentam a ONG Proludus. O momento também trouxe uma palavra, por meio de vídeo, da Irmã Veluzia, ex-presidente do COMDICA, que está fazendo curso em Roma, na Itália. 


Por último, houve a palestra com o promotor de justiça da 2ª Comarca Civil do MPPE de Gravatá, Ivan Viegas, que falou sobre o perfil do abusador e alertou a sociedade sobre a atenção nas crianças e adolescentes que porventura estejam sofrendo esse tipo de violência. “Estamos muito felizes com a oportunidade de falar para a comunidade, principalmente para o público aqui na palestra, para as pessoas mais ligadas à educação, da importância que é o combate à exploração sexual infantil, como pudemos expor aqui na nossa apresentação. É um delito que na maioria das vezes acontece dentro das casas, praticadas por membros da família, pessoas conhecidas e que inibe bastante a criança e o adolescente de trazer esses fatos tão graves à justiça. E a importância de uma escola bem preparada, com profissionais bem preparados e qualificados para perceber essa demanda, para entender a diferença no comportamento deles no ambiente escolar e poder trazer aos órgãos de proteção, como Conselho Tutelar, polícia, Ministério Público, para que nós possamos tomar as providências cabíveis”.


Maria Gorete, presidente do COMDICA, falou sobre a motivação desse evento. “É muito importante esse momento com todas essas pessoas que estão aqui para que possa ser divulgado e para que mais pessoas possam ficar sabendo da proteção que existe para todas as crianças e adolescentes. A gente evidencia cada vez mais o Maio Laranja e que a gente fala muito do abuso sexual contra crianças e adolescentes”.


Alessandra Facundes, representante do Conselho Tutelar de Gravatá, comenta sobre a iniciativa. “O Conselho Tutelar participou desse evento, junto com o promotor e nós queremos passar para a sociedade que esse conselho é amigo, que está para proteger crianças e adolescentes. É um conselho que escuta e a gente pede para que a sociedade não tenha medo do Conselho Tutelar, que venham, conversem com os conselheiros, que nós sempre estaremos aqui para ouvir e para defender nossas crianças e nossos adolescentes”. 


O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, fez questão de participar do evento. “Graças a Deus que o trabalho de proteção a crianças e adolescentes vem sendo realizado aqui, através do Conselho Tutelar e toda a rede de proteção. O momento de esclarecimentos, de reflexão, tomada de consciência e outras ações estarão acontecendo para celebrar e comemorar o 18 de maio. Esta data marca esse combate. Vamos seguindo com o trabalho, porque o compromisso que temos é com as pessoas”. 

Dentre os presentes, estavam secretários municipais e executivos de Gravatá, representantes de organismos da sociedade civil, além do vereador Cabritinha representando o poder legislativo da cidade. 


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá