Postado em 16 de maio de 2024
Mês lembra o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes
Em alusão ao Maio Amarelo, mês que lembra o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gravatá - COMDICA de Gravatá realizou, na noite da quarta (15), no auditório da EREM Devaldo Borges, evento que reuniu a sociedade gravataense para falar sobre o tema.
Na ocasião, houve apresentação teatral muito aplaudida com as crianças e adolescentes que frequentam a ONG Proludus. O momento também trouxe uma palavra, por meio de vídeo, da Irmã Veluzia, ex-presidente do COMDICA, que está fazendo curso em Roma, na Itália.
Por último, houve a palestra com o promotor de justiça da 2ª Comarca Civil do MPPE de Gravatá, Ivan Viegas, que falou sobre o perfil do abusador e alertou a sociedade sobre a atenção nas crianças e adolescentes que porventura estejam sofrendo esse tipo de violência. “Estamos muito felizes com a oportunidade de falar para a comunidade, principalmente para o público aqui na palestra, para as pessoas mais ligadas à educação, da importância que é o combate à exploração sexual infantil, como pudemos expor aqui na nossa apresentação. É um delito que na maioria das vezes acontece dentro das casas, praticadas por membros da família, pessoas conhecidas e que inibe bastante a criança e o adolescente de trazer esses fatos tão graves à justiça. E a importância de uma escola bem preparada, com profissionais bem preparados e qualificados para perceber essa demanda, para entender a diferença no comportamento deles no ambiente escolar e poder trazer aos órgãos de proteção, como Conselho Tutelar, polícia, Ministério Público, para que nós possamos tomar as providências cabíveis”.
Maria Gorete, presidente do COMDICA, falou sobre a motivação desse evento. “É muito importante esse momento com todas essas pessoas que estão aqui para que possa ser divulgado e para que mais pessoas possam ficar sabendo da proteção que existe para todas as crianças e adolescentes. A gente evidencia cada vez mais o Maio Laranja e que a gente fala muito do abuso sexual contra crianças e adolescentes”.
Alessandra Facundes, representante do Conselho Tutelar de Gravatá, comenta sobre a iniciativa. “O Conselho Tutelar participou desse evento, junto com o promotor e nós queremos passar para a sociedade que esse conselho é amigo, que está para proteger crianças e adolescentes. É um conselho que escuta e a gente pede para que a sociedade não tenha medo do Conselho Tutelar, que venham, conversem com os conselheiros, que nós sempre estaremos aqui para ouvir e para defender nossas crianças e nossos adolescentes”.
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, fez questão de participar do evento. “Graças a Deus que o trabalho de proteção a crianças e adolescentes vem sendo realizado aqui, através do Conselho Tutelar e toda a rede de proteção. O momento de esclarecimentos, de reflexão, tomada de consciência e outras ações estarão acontecendo para celebrar e comemorar o 18 de maio. Esta data marca esse combate. Vamos seguindo com o trabalho, porque o compromisso que temos é com as pessoas”.
Dentre os presentes, estavam secretários municipais e executivos de Gravatá, representantes de organismos da sociedade civil, além do vereador Cabritinha representando o poder legislativo da cidade.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)
Comentários
Postar um comentário