Primeira noite de comemoração pelo centenário de Mandacaru e Festa de São José tem missa celebrada pelo bispo diocesano de Caruaru
Postado em 27 de abril de 2024
Na ocasião, houve descerramento de placa comemorativa pelos 100 anos do distrito de Gravatá na entrada da Igreja de São José
É impossível dissociar a história de Mandacaru, distrito localizado na zona rural de Gravatá, da Igreja de São José, pois foi a partir dela que nasceu a história do povoado que antes era tomado pela planta que dá nome ao lugar, quando em 27 de abril de 1924 chegou a imagem do santo padroeiro através de procissão vinda de Gravatá.
A celebração de uma data tão especial, como é o centenário de Mandacaru, só poderia ser realizada, simultaneamente, com a Festa de São José, que é comemorada no mês de março, mas que esse ano foi postergada para coincidir com esta celebração.
A santa missa de abertura da programação religiosa, presidida pelo bispo diocesano de Caruaru, José Ruy, aconteceu na noite da sexta (26), com a presença dos moradores do distrito e dos sítios que o constituem. Como representante da Prefeitura de Gravatá, estava a secretária de Educação, Joselma Melo. Na ocasião, houve descerramento de placa comemorativa pelos 100 anos do distrito de Gravatá na entrada da Igreja de São José.
O bispo José Ruy deixou uma mensagem pelos 100 anos do distrito gravataense. “Um centenário não é apenas um marco histórico na vida de uma cidade ou sociedade. É também um ciclo histórico, mas é sobretudo uma história em que Deus faz parte, em que Deus sacraliza a vida de cada pessoa ao longo deste século. Mas é ao mesmo tempo também a partir desse encontro entre história de vida humana e a presença de Deus que abençoa e sacraliza, um sentido. O sentido da vida, o sentido da história não é apenas nascer, trabalhar e morrer, mas é fazer isto à vista de Deus no seu reino, porque depois da história tem um fim. A história humana tem um final e a história tem também um final e o final da história humana também é em Deus. Princípio e fim de todas as coisas. Essa é a mensagem que nós deixamos”.
A Festa de São José dentro das comemorações dos 100 anos de Mandacaru segue neste fim de semana. No sábado (27), a partir das 19h30, Celebração Eucarística de Ação de Graças presidida pelo padre Valdenor José.
No domingo (28), último dia de festa, haverá uma programação extensa. Às 14h30, acontece a benção da Imagem Primitiva Restaurada, na Igreja Matriz de Sant'Ana de Gravatá. Às 15h, início da Procissão Cavalgada e Carreata saindo da Matriz de Sant'Ana seguindo o percurso da Estrada Velha com destino a Mandacaru. Às 17h, acolhida da Imagem Primitiva em Mandacaru, no Santuário da Mãe Rainha em Laboredo, com participação da Banda de Pífano da Titara. Em seguida, Celebração Eucarística de Encerramento da Festa Jubilar de São José e 100 anos de Mandacaru presidida pelo Padre Antônio Márcio. E às 19h30, Entronização Solene da Imagem Primitiva de São José no altar-mor.
27/04 – SÁBADO
19h30: Celebração Eucarística de Ação de Graças pelos 100 anos de Mandacaru
Presidente: Pe Valdenor José
Convidados: Prefeitura Municipal de Gravatá, Subprefeitura Distrital e Câmara dos Vereadores.
28/04 – DOMINGO
14h30 – Benção da Imagem Primitiva Restaurada
Local: Igreja Matriz de Sant’Ana de Gravatá
15h – Início da Procissão Cavalgada e Carreata
Saindo da Matriz de Sant’Ana – Gravatá seguindo o percurso da Estrada Velha destino
Mandacaru
17h – Acolhida da Imagem Primitiva em Mandacaru
Local: Santuário da Mãe Rainha em Laboredo
Participação da Banda de Pífano da Titara
17h – Celebração Eucarística de Encerramento da Festa Jubilar de São José e 100 anos de
Mandacaru. Presidente: Pe Antônio Márcio
19h30 – Entronização Solene da Imagem Primitiva de São José no altar-mor
20h – Parabéns com corte do Bolo
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Comentários
Postar um comentário