Postado em 04 de Abril de 2024
Evento aconteceu no início da noite da quarta (03), no Auditório Senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), em Recife
Representantes da Prefeitura de Gravatá participaram da reunião solene de entrega do 11º Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher, realizada no início da noite da quarta (03), no Auditório Senador Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), que fica em Recife.
Gravatá foi um dos municípios que recebeu o reconhecimento, que contempla as cidades que lutam pela política afirmativa de direitos das mulheres, após se inscrever na premiação oferecida pela Comissão de Defesa de Direitos da Mulher da ALEPE na categoria de município que tem entre 50 e 100 mil moradores.
Assim como Gravatá, receberam o prêmio em 2024 os municípios de Canhotinho, Petrolina e São José do Belmonte.
As autoridades na mesa foram o deputado estadual Álvaro Porto, presidente da ALEPE, a deputada estadual Delegada Gleide ngelo, que também é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALEPE, a deputada estadual Simone Santana, membro do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher, Antônio Coelho, secretário licenciado de Turismo do Recife, Mariana Melo, secretária da Mulher de Pernambuco, e a juíza Ana Marques Veras, representante do TJPE
O deputado estadual e presidente da ALEPE, Álvaro Porto, considera Gravatá um exemplo em política pública voltada para a mulher. “É muito importante essa ação dos gestores, dos prefeitos (as) e secretários (as), a gente dá esse apoio, principalmente para quem está na situação crítica. Parabenizar o prefeito de Gravatá pelo empenho que vem fazendo em seu município e que isso sirva de exemplo para que todos os gestores pernambucanos realmente trabalhem na política pública voltada para a mulher”.
Mariana Melo, secretária da Mulher de Pernambuco, destacou que o prêmio reconhece o interesse do município na pauta da mulher. “Esse prêmio é muito importante porque nós entendemos que todo trabalho de atendimento humanizado às mulheres, acolhimento e todo trabalho necessário de execução das políticas públicas para mulheres está sendo reconhecido aqui, as prefeituras que fazem esse trabalho. O Estado de Pernambuco vem aqui porque valoriza esse trabalho, trabalha junto aos municípios para que as mulheres de todas as cidades de Pernambuco tenham o melhor atendimento possível e principalmente sejam protegidas. Nosso trabalho é muito forte no enfrentamento à violência de gênero e não é possível fazer esse trabalho sem essa articulação junto aos municípios. Esse trabalho da premiação da ALEPE é um reconhecimento desse trabalho intencional dos municípios de fato de querer oferecer o melhor atendimento e políticas públicas efetivas a todas as mulheres”.
A deputada estadual Delegada Gleide ngelo parabeniza Gravatá pela atitude de compromisso com as mulheres.”Quero parabenizar Gravatá a todo trabalho da gestão, o prefeito Padre Joselito, Viviane, Ester, secretária da Mulher e toda sua equipe, porque esse prêmio é quando os municípios se destacam em política pública para a mulher em todas as áreas. Então Gravatá se sobressaiu em todas as áreas por relação à política pública para a mulher. E se a gente não fortalecer essa Secretaria da Mulher, a gente não vai salvar a vida das mulheres. Hoje tiveram quatro municípios, cada um pela capacidade de habitante e pelo número de habitantes em Gravatá ele foi o contemplado e o único no número de habitantes dele, que é entre 50 e 100 mil. Eu não canso de parabenizar os gestores e gestoras, no caso o gestor Joselito, Ester, porque quando a gente quer a gente faz. A gente sabe que não é fácil, sabe que o recurso é pequeno, mas Gravatá mostrou que mulher é prioridade. Quando a gente sabe que no município a mulher é prioridade, a gente vê a política funcionando e melhor: a gente vê mulheres salvas. Parabéns a todos vocês que fazem a gestão de Gravatá e a ALEPE deu esse reconhecimento dessa premiação a vocês porque vocês fizeram por onde. Vocês são a Prefeitura Amiga das Mulheres”.
Ester Gomes, secretária da Mulher de Gravatá, considera que o prêmio é um reconhecimento do trabalho realizado pela gestão municipal. “A gente fica muito feliz por Gravatá ter sido um dos municípios a ser contemplado com esse prêmio, que consolida todo o compromisso da gestão pública do prefeito Joselito Gomes com a política da mulher. A secretaria, o Centro de Referência da Mulher, todos os programas que estão em desenvolvimento na secretaria esse prêmio vem para de fato consolidar um trabalho feito com muito empenho, com muito compromisso, muita responsabilidade também. A gente fica muito feliz, sobretudo de podermos estar aqui com uma comitiva muito representativa de Gravatá, mulheres dos vários segmentos dos organismos da sociedade civil, mulheres artesãs, dos grupos de mulheres de Gravatá, como Mães do Sol, Guerreiras em Ação, Arco-Íris da Serra. Então para gente é uma alegria a gente poder receber esse prêmio e isso só nos estimula, motiva para fazer cada vez melhor e contribuir para que essa política tenha a visibilidade necessária e que merece”.
O prefeito Joselito Gomes, que foi representado na solenidade por Viviane Facundes, primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos de Gravatá, considerou que “a política pública da mulher em Gravatá não é um sonho, é uma realidade. E aqui está o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado através da deputada Gleyde ngelo, pelo trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria da Mulher e o Centro de Referência da Mulher. Foi o único município do Agreste que recebeu esse prêmio pelo trabalho desenvolvido em prol da política pública da mulher em Gravatá. Isso é muito importante e parabenizo, na pessoa da secretária Ester, toda a equipe que com foco, determinação, responsabilidade em resolver esse trabalho demonstra que o compromisso da gestão é com as pessoas”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Comentários
Postar um comentário