Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Centenário de Mandacaru: um marco histórico para Gravatá é celebrado com muita alegria

Postado em 26 de abril de 2024

Distrito comemora 100 anos com cerimônia cívica e inaugurações

Na manhã desta sexta-feira (26), o distrito de Mandacaru, em Gravatá, celebrou seu centenário com uma cerimônia emocionante em frente à subprefeitura local.


A cerimônia teve início com o hasteamento das bandeiras, onde cada autoridade teve a honra de hastear um símbolo importante: o prefeito Joselito Gomes hasteou a bandeira de Gravatá; o comandante da Guarda Civil Municipal, André Paiva, a bandeira do Brasil; o presidente da Câmara de Vereadores, Leo do Ar, a bandeira de Pernambuco; e o administrador distrital Roberval Ferreira a bandeira de Mandacaru. Enquanto isso, a banda da Escola Cônego Eugênio Vila Nova emocionou a todos com a execução dos hinos.

Em seguida, o prefeito Joselito Gomes proferiu um discurso e enalteceu a importância histórica e cultural de Mandacaru para o desenvolvimento do município ao percorrer os momentos marcantes da trajetória do local.


O momento foi seguido por um desfile das escolas Aderbal Jurema e João Paulo I, que apresentaram pelotões com resgates históricos do lugar, além de homenagens póstumas a figuras importantes para o distrito.

Após o desfile, o prefeito, a primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, o presidente da Câmara de Vereadores e os demais vereadores presentes Cabritinha, Nêgo Suíno, Nenén de Uruçu e Régis da Compesa, condecoraram personalidades locais com a medalha dos 100 anos, em reconhecimento à contribuição para o desenvolvimento do lugar.


A celebração continuou com a inauguração de uma biblioteca municipal na subprefeitura e a transferência simbólica do gabinete do prefeito Joselito Gomes para Mandacaru, por meio de decreto. Por fim, foi inaugurada a praça em frente ao equipamento que marca mais um capítulo na história local com a presença de secretários municipais, executivos, diretores e coordenadores, bem como da população local.

A programação festiva também incluiu uma exposição fotográfica do Projeto Ver para Ler, realizado ao longo do mês com alunos da rede municipal de Mandacaru para mostrar a riqueza cultural e educacional do distrito.


Maria da Guia, professora aposentada, uma das figuras que mantêm viva a história daquele lugar, destaca que ”Para mim é uma honra muito grande, primeiro agradeço a Deus por participar desse momento tão bonito e tão importante para nós de Mandacaru. Também é um momento de muita emoção, pois lembra muitas pessoas, meu avô que foi o primeiro dono de restaurante aqui dentro de Mandacaru. E que a gente seja cada dia mais unido com a cidade de Gravatá, porque somos uma Gravatá só. Eu amo Gravatá, amo Mandacaru e quero viver sempre servindo.”


Roberval celebra a parceria com a Prefeitura de Gravatá, que leva tantos avanços ao distrito. ”Uma parceria muito importante para o distrito de Mandacaru, porque, graças a Deus, a cada ano, o nosso distrito tem evoluído, uma coisa que estava muito apagada e hoje podemos dizer que estamos no caminho certo. A prefeitura vem trazendo muitos investimentos para Mandacaru e só temos a agradecer ao prefeito, à primeira-dama Viviane Facundes e todos que contribuíram para esse evento acontecer.”


Joselito destaca o papel de Mandacaru para a história de Gravatá. ”Estamos celebrando, comemorando o centenário de Mandacaru. Hoje, com uma programação especial, logo cedo o hasteamento das bandeiras, condecorações, entrega de uma mini biblioteca e um memorial para o registro da história do distrito de Mandacaru. Temos ação conjunta de algumas secretarias, aqui no mercado uma exposição e à noite uma celebração na Igreja de São José e logo em seguida apresentações culturais. Assim seguiremos até domingo celebrando esse momento tão especial para todos nós.”



Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil