Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Centenário de Mandacaru: um marco histórico para Gravatá é celebrado com muita alegria

Postado em 26 de abril de 2024

Distrito comemora 100 anos com cerimônia cívica e inaugurações

Na manhã desta sexta-feira (26), o distrito de Mandacaru, em Gravatá, celebrou seu centenário com uma cerimônia emocionante em frente à subprefeitura local.


A cerimônia teve início com o hasteamento das bandeiras, onde cada autoridade teve a honra de hastear um símbolo importante: o prefeito Joselito Gomes hasteou a bandeira de Gravatá; o comandante da Guarda Civil Municipal, André Paiva, a bandeira do Brasil; o presidente da Câmara de Vereadores, Leo do Ar, a bandeira de Pernambuco; e o administrador distrital Roberval Ferreira a bandeira de Mandacaru. Enquanto isso, a banda da Escola Cônego Eugênio Vila Nova emocionou a todos com a execução dos hinos.

Em seguida, o prefeito Joselito Gomes proferiu um discurso e enalteceu a importância histórica e cultural de Mandacaru para o desenvolvimento do município ao percorrer os momentos marcantes da trajetória do local.


O momento foi seguido por um desfile das escolas Aderbal Jurema e João Paulo I, que apresentaram pelotões com resgates históricos do lugar, além de homenagens póstumas a figuras importantes para o distrito.

Após o desfile, o prefeito, a primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, o presidente da Câmara de Vereadores e os demais vereadores presentes Cabritinha, Nêgo Suíno, Nenén de Uruçu e Régis da Compesa, condecoraram personalidades locais com a medalha dos 100 anos, em reconhecimento à contribuição para o desenvolvimento do lugar.


A celebração continuou com a inauguração de uma biblioteca municipal na subprefeitura e a transferência simbólica do gabinete do prefeito Joselito Gomes para Mandacaru, por meio de decreto. Por fim, foi inaugurada a praça em frente ao equipamento que marca mais um capítulo na história local com a presença de secretários municipais, executivos, diretores e coordenadores, bem como da população local.

A programação festiva também incluiu uma exposição fotográfica do Projeto Ver para Ler, realizado ao longo do mês com alunos da rede municipal de Mandacaru para mostrar a riqueza cultural e educacional do distrito.


Maria da Guia, professora aposentada, uma das figuras que mantêm viva a história daquele lugar, destaca que ”Para mim é uma honra muito grande, primeiro agradeço a Deus por participar desse momento tão bonito e tão importante para nós de Mandacaru. Também é um momento de muita emoção, pois lembra muitas pessoas, meu avô que foi o primeiro dono de restaurante aqui dentro de Mandacaru. E que a gente seja cada dia mais unido com a cidade de Gravatá, porque somos uma Gravatá só. Eu amo Gravatá, amo Mandacaru e quero viver sempre servindo.”


Roberval celebra a parceria com a Prefeitura de Gravatá, que leva tantos avanços ao distrito. ”Uma parceria muito importante para o distrito de Mandacaru, porque, graças a Deus, a cada ano, o nosso distrito tem evoluído, uma coisa que estava muito apagada e hoje podemos dizer que estamos no caminho certo. A prefeitura vem trazendo muitos investimentos para Mandacaru e só temos a agradecer ao prefeito, à primeira-dama Viviane Facundes e todos que contribuíram para esse evento acontecer.”


Joselito destaca o papel de Mandacaru para a história de Gravatá. ”Estamos celebrando, comemorando o centenário de Mandacaru. Hoje, com uma programação especial, logo cedo o hasteamento das bandeiras, condecorações, entrega de uma mini biblioteca e um memorial para o registro da história do distrito de Mandacaru. Temos ação conjunta de algumas secretarias, aqui no mercado uma exposição e à noite uma celebração na Igreja de São José e logo em seguida apresentações culturais. Assim seguiremos até domingo celebrando esse momento tão especial para todos nós.”



Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu