Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe instala frente parlamentar para estreitar relações com a China

Postado em 10 de abril de 2024

Estreitar relações comerciais e institucionais, além de ampliar o intercâmbio cultural, tecnológico e de governos entre o estado de Pernambuco e a segunda maior economia mundial. Esses são os objetivos da Frente Parlamentar Pernambuco-China, instalada na noite desta terça (9) na Alepe. O evento contou com a presença da cônsul-geral da República Popular da China no Recife, Lan Heping, e de representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, de diversos setores, como indústria, comércio, educação, saúde, cooperativismo, entre outros. 

Na abertura dos trabalhos, o coordenador da Frente, deputado Waldemar Borges (PSB), destacou que, embora a China seja o principal parceiro comercial do Brasil, com transações que somaram 158 bilhões de dólares em 2023, Pernambuco ainda tem uma balança comercial tímida com o país asiático, da ordem de 509 milhões de dólares, comprando muito mais do que vendendo para a China, ao contrário do Brasil. 


“A gente precisa avançar muito, daí a importância do que a gente inaugura aqui hoje. Para que a gente possa fazer do que hoje é uma desvantagem, o baixo volume de vendas para China, uma grande oportunidade. Porque se o número é pequeno, revela uma grande estrada a ser percorrida. A gente espera e vai trabalhar para que, além do campo institucional, isso seja ampliado e ganhe outras dimensões para que a gente possa inserir Pernambuco de uma maneira mais forte nessa relação com esse país que hoje é a grande potência mundial ”, enfatizou o deputado.

O coordenador da Frente, Waldemar Borges, sugeriu ainda homenagear o senador Ney Maranhão, pedindo para que o nome do político pernambucano seja incluído no nome da Frente. “Ele foi um visionário no estreitamento das relações comerciais entre os dois países há mais de 30 anos, lembrou. A homenagem foi endossada por diversos parlamentares e convidados. 


A cônsul-geral da China em Pernambuco, Lan Heping, lembrou que neste ano é celebrado o 50º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China. Em seu discurso, ela se disse feliz com o lançamento da nova parceria. “Acreditamos que esta Frente Parlamentar poderá cumprir com sua promessa de promover o intercâmbio e a cooperação entre a China e Pernambuco em todas as áreas, beneficiando os dois povos e impulsionando a relação China-Brasil”, disse. Ela também expressou o desejo de trabalhar junto ao colegiado para promover benefícios recíprocos na economia, comércio, ciência, tecnologia, cultura e educação. 

A secretária executiva de Relações Internacionais do Governo de Pernambuco, Rayane Aguiar, também celebrou a parceria. Ela reforçou o interesse em ampliar as relações com os chineses em áreas como o enfrentamento à pobreza e o combate à fome. “A gente tem muito a aprender com a China no enfrentamento desses dois desafios e também no processo de transição para uma nova economia mais inclusiva e sustentável”, destacou.


O representante da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Abraão Rodrigues, e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), Bernardo Peixoto, se colocaram à disposição do colegiado para a realização de missões, visitas técnicas e cooperações que visem o desenvolvimento da indústria e dos negócios entre Pernambuco e China. 

Já o representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Sérgio Ferreira, lembrou que a instituição tem escritórios na China há 15 anos e colocou a entidade à disposição para contribuir no que for necessário para a Frente. “A ApexBrasil trabalha no seu mandato com promoção de exportações e atração de investimentos estrangeiros. O desequilíbrio da balança comercial acontece em alguns estados do Nordeste e Pernambuco é um dos estados onde a importação é mais representativa. Então entendo que há bastante potencial nessa relação com a China”, reforçou.


Dimensão Cultural e acadêmica 
A Frente Parlamentar também quer ser uma incentivadora de parcerias nas áreas cultural e acadêmica. O vice-reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), José Roberto Cavalcanti, destacou a parceria de dez anos com o Instituto Confúcio, que promove o ensino da língua e da cultura chinesa no Estado. Ele externou o interesse em levar a instituição também para o Interior do Estado. 
Já o assessor do reitor da UFPE, Pedro Rosas, informou que a universidade também tem todo o interesse de participar ativamente da Frente, com uma cooperação tecnológica, científica e de infraestrutura com a China. “Estamos à disposição para auxiliar e dar todo o suporte que for possível a essa Frente”, enfatizou.

Também participaram da reunião representantes da Prefeitura do Recife, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Banco do Nordeste (BNB) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).


Parlamentares
Presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe e membro da Frente Parlamentar, o deputado Lula Cabral (Solidariedade) parabenizou a iniciativa. “A Alepe está pronta para interagir com o Governo da China e com todos aqueles que queiram investir no estado de Pernambuco”, frisou. 

Os deputados Edson Vieira (União), Gilmar Júnior (PV), Henrique Queiroz Filho (PP) e Mário Ricardo (Republicanos), externaram interesse em aumentar o diálogo com a China em setores como o de confecções, saúde, agricultura e turismo. Também participaram da reunião de instalação os deputados Fabrizio Ferraz (Solidariedade) e João Paulo (PT). Ainda integram o colegiado a deputada Delegada Gleide Ângelo e os deputados Diogo Moraes (PSB) e Joãozinho Tenório (PRD).


Com informações da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Fotos: Lu Rocha

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu