Postado em 23 de março de 2024
Momento reafirma o compromisso da gestão com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do município
Na manhã da última sexta-feira (22), a Prefeitura de Gravatá promoveu uma importante integração entre a Secretaria de Assistência Social e Juventude e o Conselho Tutelar, com o objetivo de fortalecer as ações pela garantia de direitos das crianças e adolescentes no município.
O encontro, realizado no Centro de Referência de Assistência Social I (CRAS I), contou com a presença de diversos profissionais dos dois órgãos. A palestra foi ministrada pelo assessor de assistência social da secretaria, Tiago Costa, que abordou temas relevantes para a proteção e promoção dos direitos infantojuvenis.
Durante a manhã de aprendizado, foram discutidas estratégias para aprimorar o trabalho conjunto entre os órgãos, com vistas a garantir o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes, além de prevenir situações de violência e vulnerabilidade. A integração entre a Secretaria de Assistência Social e Juventude e o Conselho Tutelar é fundamental para promover uma atuação mais eficaz e articulada em prol da proteção dos direitos dos menores em Gravatá.
Tiago Costa detalha sobre a temática abordada. ”Trouxemos toda a base do sistema de garantia de direitos, da Política de Assistência Social, do SUAS, para estarmos integrando e levando ao conhecimento essa integração do serviço do Conselho Tutelar junto com a Secretaria de Assistência Social e Juventude. Nosso foco é trabalhar essa integração com cada vez mais organismos.”
A conselheira tutelar, Sandra Facundes, avalia a relevância da integração para a atuação do conselho. ”Essa integração é importante pra que a rede municipal conheça a atuação do Conselho Tutelar e vice-versa, pra que assim, em parceria, consigamos garantir os direitos de crianças e adolescentes.”
”Essa integração entre Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar é de suma importância para que, unidos, esses equipamentos possam garantir, de forma mais eficaz, os direitos das crianças e adolescentes em nosso município“, destaca Gorete Silva, gerente de Segurança Alimentar do município e presidente do COMDICA.
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)
Comentários
Postar um comentário