Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

No dia D de Combate à Dengue Secretaria de Saúde realiza mais um mutirão de combate ao mosquito nos bairros

Postado em 03 de março de 2024

A ação foi realizada no sábado (02) no bairro Petur, onde aproximadamente 400 residências foram visitadas

No sábado, 02, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais um mutirão de combate ao mosquito da Dengue ,desta vez, no bairro Petur.


Os agentes visitaram 384 residências, totalizando 1665 desde o início dos mutirões. Distribuíram panfletos informativos e adesivaram casas com a campanha “Casa Livre do Mosquito”. Este esforço conjunto demonstra a parceria da gestão municipal com a população.

Com o suporte da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, foi disponibilizado uma máquina retroescavadeira e uma caçamba. Os profissionais puderam recolher entulhos e outros itens volumosos que poderiam servir como criadouros do mosquito.


Josefa Maria, aposentada, recebeu a visita dos agentes em sua residência e foi orientada para evitar o foco do mosquito: “A doença está no meio do mundo, e o mutirão é uma benção do senhor para acabar com a dengue”


Morador do Bairro Petur, Adriano Lourenço mora em frente a um terreno baldio e fala da satisfação em ver a máquina retirando todo entulho para evitar a proliferação do mosquito da dengue: “Isso é muito importante para evitar dengue, rato e qualquer tipo de coisa que possa prejudicar a sociedade. Isso é muito importante o que a Prefeitura está fazendo aqui no bairro e na cidade, isso é muito bom. Eu estava sentado e pensando sobre esse mato aí na frente e essa sujeira, e foi o momento certo em ter feito essa limpeza aí”.


Anderson Oliveira, secretário de Saúde, destaca a importância do Dia D Nacional de Combate ao mosquito da Dengue e orienta a população: "Hoje, sábado, é o dia Nacional de Combate a Dengue, todas as secretarias municipais de saúde se mobilizaram e se organizaram. Mas aqui em Gravatá começamos essa ação domingo, onde iniciamos lá no bairro Maria Auxiliadora, depois estivemos no Bairro Novo e no bairro do Cruzeiro. Agora estamos aqui no Bairro da Petur, fazendo esse mutirão com nossos agentes de Saúde e de endemias, e todos os profissionais de Saúde envolvidos para que a gente possa juntar forças e lutar contra a Dengue. Vale destacar que isso não é uma ação apenas do poder público, é necessário que cada cidadão ou morador faça sua parte, abra sua casa para o agente comunitário de saúde e para o agente de controle de endemias. Se vê aquela latinha que está juntando água, aquele vaso da planta que de repente junta água, vai lá e coloca uma terrinha. Então vale salientar que não é apenas poder público que tem essa responsabilidade, todo cidadão também pode dar sua contribuição, esse tirar dez minutos do seu dia, dá uma olhadinha no seu quintal, vê se não tem nenhum recipiente contendo água e dessa forma todos juntos possamos vencer a dengue no nosso país”


Reportagem: Pedro Ferreira
Fotografia: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil