Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Jovens da rede municipal de ensino e de ONG participam de curso de Empreendedorismo para desenvolvimentos futuros

Postado em 26 de março de 2024

Para conquistar o Selo UNICEF o município de Gravatá realizou o curso de empreendedorismo para jovens protagonistas

Na terça-feira (26), a Prefeitura de Gravatá, por meio das secretarias de Assistência Social e Juventude, de Educação e de Indústria e Comércio, realizou um curso de Empreendedorismo e Protagonismo para estudantes da rede municipal e integrantes do Grupo de Apoio aos Meninos de Rua (GAMR) e do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) do município.  


Estudantes das escolas Amenayde Farias, Cônego Eugênio Vilanova e do GAMR e NUCA, tiveram uma manhã de aprendizado com o palestrante, Abdalaziz de Moura, do Instituto Abdalaziz de Moura.

Essa parceria das Secretarias visam ajudar os jovens para trilhar o futuro com protagonismo.

A mesa de apresentação foi composta pelo Articulador Municipal do Selo UNICEF, Leonardo Lima, a secretária Executiva de Educação, Joselma Melo, o secretário Executivo de Indústria e Comércio, Josias Teles.


Incentivada para o protagonismo juvenil a estudante do GAMR, Maria Clara, fala do seu futuro com autenticidade: "Eu acho muito importante esse curso de empreendedorismo, porque é sempre bom aprender coisas novas, eu sinto que vou aprender muito no meu futuro como fotógrafa e aqui eu tenho sonhos de assumir meu próprio Estúdio de Fotografia", destaca.


Abdalaziz de Moura, responsável do Instituto Abdalaziz de Moura, falou sobre o protagonismo e destaca: "Eu fui procurado pela comissão do Selo UNICEF e me propuseram fazer uma palestra para os jovens pelo fato de ter trabalhado a vida inteira com esse pessoal, sobre o empreendedorismo e protagonismo uma preocupação que o UNICEF tem sobre o protagonismo infanto juvenil. Então a gente vai conversar um pouco sobre o papel dos adolescentes, crianças e jovens nessas perspectivas, e o papel da escola com a formação das pessoas numa perspectiva dessa natureza, onde crianças, adolescentes e jovens possam ter oportunidade nas escola e nos bairros”.


Leonardo Lima, Articulador Municipal do Selo UNICEF e secretário Executivo de Saúde, fala da importância do município participar dessas ações: “Primeiro é importante pra gente no município está avançando nas questões no Selo UNICEF. Essa é mais uma ação em parceria com Indústria e Comércio, em que a gente está focado em gerar oportunidade para a juventude. Esse é um momento que a gente vem realizando no município e encontrando com todo apoio das secretarias envolvidas como Saúde, Educação, Assistência Social, articulação com outras secretarias. Como a Secretaria de Indústria e Comércio, a Central de Oportunidades pra gente gerar oportunidade da juventude no nosso município. Isso aqui faz a gente poder transformar a realidade que a gente vive e que a gente possa dar oportunidade para os jovens e com os jovens".

SELO UNICEF: Gravatá atinge meta na Educação para o Selo de Ouro UNICEF 2021 - 2024:

Gravatá atingiu a segunda meta da Busca Ativa Escolar, estratégia pertencente ao Selo Unicef 2021-2024. Entre os 140 municípios participantes do Selo Unicef, a cidade serrana de Pernambuco se destaca entre os 26 municípios que já atingiram a meta, que era prevista para junho de 2024.

 
A Busca Ativa Escolar, estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME e Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social – ASSERTE, visa a articulação e planejamento para crianças e adolescentes de 04 a 17 anos retornarem às escolas, com um acompanhamento da permanência do estudante por um ano após seu retorno. 
 
Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá