Jovens da rede municipal de ensino e de ONG participam de curso de Empreendedorismo para desenvolvimentos futuros
Postado em 26 de março de 2024
Para conquistar o Selo UNICEF o município de Gravatá realizou o curso de empreendedorismo para jovens protagonistas
Na terça-feira (26), a Prefeitura de Gravatá, por meio das secretarias de Assistência Social e Juventude, de Educação e de Indústria e Comércio, realizou um curso de Empreendedorismo e Protagonismo para estudantes da rede municipal e integrantes do Grupo de Apoio aos Meninos de Rua (GAMR) e do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) do município.
Estudantes das escolas Amenayde Farias, Cônego Eugênio Vilanova e do GAMR e NUCA, tiveram uma manhã de aprendizado com o palestrante, Abdalaziz de Moura, do Instituto Abdalaziz de Moura.
Essa parceria das Secretarias visam ajudar os jovens para trilhar o futuro com protagonismo.
A mesa de apresentação foi composta pelo Articulador Municipal do Selo UNICEF, Leonardo Lima, a secretária Executiva de Educação, Joselma Melo, o secretário Executivo de Indústria e Comércio, Josias Teles.
Incentivada para o protagonismo juvenil a estudante do GAMR, Maria Clara, fala do seu futuro com autenticidade: "Eu acho muito importante esse curso de empreendedorismo, porque é sempre bom aprender coisas novas, eu sinto que vou aprender muito no meu futuro como fotógrafa e aqui eu tenho sonhos de assumir meu próprio Estúdio de Fotografia", destaca.
Abdalaziz de Moura, responsável do Instituto Abdalaziz de Moura, falou sobre o protagonismo e destaca: "Eu fui procurado pela comissão do Selo UNICEF e me propuseram fazer uma palestra para os jovens pelo fato de ter trabalhado a vida inteira com esse pessoal, sobre o empreendedorismo e protagonismo uma preocupação que o UNICEF tem sobre o protagonismo infanto juvenil. Então a gente vai conversar um pouco sobre o papel dos adolescentes, crianças e jovens nessas perspectivas, e o papel da escola com a formação das pessoas numa perspectiva dessa natureza, onde crianças, adolescentes e jovens possam ter oportunidade nas escola e nos bairros”.
Leonardo Lima, Articulador Municipal do Selo UNICEF e secretário Executivo de Saúde, fala da importância do município participar dessas ações: “Primeiro é importante pra gente no município está avançando nas questões no Selo UNICEF. Essa é mais uma ação em parceria com Indústria e Comércio, em que a gente está focado em gerar oportunidade para a juventude. Esse é um momento que a gente vem realizando no município e encontrando com todo apoio das secretarias envolvidas como Saúde, Educação, Assistência Social, articulação com outras secretarias. Como a Secretaria de Indústria e Comércio, a Central de Oportunidades pra gente gerar oportunidade da juventude no nosso município. Isso aqui faz a gente poder transformar a realidade que a gente vive e que a gente possa dar oportunidade para os jovens e com os jovens".
SELO UNICEF: Gravatá atinge meta na Educação para o Selo de Ouro UNICEF 2021 - 2024:
Gravatá atingiu a segunda meta da Busca Ativa Escolar, estratégia pertencente ao Selo Unicef 2021-2024. Entre os 140 municípios participantes do Selo Unicef, a cidade serrana de Pernambuco se destaca entre os 26 municípios que já atingiram a meta, que era prevista para junho de 2024.
A Busca Ativa Escolar, estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME e Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social – ASSERTE, visa a articulação e planejamento para crianças e adolescentes de 04 a 17 anos retornarem às escolas, com um acompanhamento da permanência do estudante por um ano após seu retorno.
Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Comentários
Postar um comentário