Postado em 13 de março 2024
Realizado no âmbito da programação do Mês da Mulher, o curso abordou os principais conceitos do cooperativismo
O curso de Cooperativismo, uma iniciativa da Prefeitura de Gravatá em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, chegou ao seu término nesta quarta-feira (13). Realizado no âmbito da programação do Mês da Mulher, o curso proporcionou três dias intensos de aprendizado e empoderamento para as mulheres do Centro de Referência da Mulher.
Ministrado pelo professor do SENAR, Gustavo Luiz, o curso abordou os principais conceitos do cooperativismo, fornecendo às participantes um amplo conhecimento sobre a estrutura, os objetivos e os princípios das cooperativas. Ao longo das aulas, as participantes viram sobre os benefícios das cooperativas, compreendendo suas vantagens e explorando atividades práticas para a aplicação desses conceitos no contexto empreendedor.
O público-alvo, composto por mulheres interessadas em ampliar seus conhecimentos e habilidades empreendedoras, demonstrou grande engajamento e entusiasmo durante todo o curso.
Alcione Bezerra, psicóloga e professora, foi uma das participantes desse curso: "É muito enriquecedor, principalmente no momento onde a luta a favor da potencialidade, desenvolvimento e conhecimento da mulher e a secretaria traz e enfatiza muito, não só dos direitos e deveres e as consequências que nós temos. É isso que a Secretaria da Mulher traz junto a sua equipe junto a uma temática que aborda todas as necessidades que nós mulheres precisamos. Isso só faz com que enriqueça a categoria feminina dentro de vários contextos da sociedade".
O professor Gustavo Luiz, destacou o que foi trabalhado durante o curso: "Nesses três dias a gente trabalhou o conceito do associativismo, a formação da cooperativa, como se gerencia uma cooperativa, os conceitos básicos, os princípios, a forma de gestão, toda a tributação, então, tudo o que envolve uma cooperativa a gente viu. A questão do desenvolvimento socioeconômico focado nas mulheres da Secretaria da Mulher".
Ester Gomes, secretária da Mulher, comentou: "A gestão pública através da Secretaria da Mulher promove mais um momento em parceria com o SENAR, desta vez um curso de cooperativismo onde se visa a importância de falar sobre isso. Então, a ideia é propiciar às mulheres que estão em linhas estratégicas, que estão à frente de organizações, mulheres que de alguma forma exercem um papel de liderança. O curso foi destinado a essas mulheres sempre com esse apoio a Secretaria da Mulher sempre na perspectiva de formação, que elas possam desenvolver os sensos de pertencimentos, de que elas possam sobretudo alcançar outras mulheres atrás de suas vozes”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Comentários
Postar um comentário