Postado em 23 de março de 2024
Marcha é considerada abertura oficial das atividades do Conselho da Paz na cidade, um grande aliado pela convivência pacífica entre as pessoas
O Conselho da Paz e representantes da sociedade civil de Gravatá participaram da Caminhada da Paz, na noite da sexta (22), pelas ruas do centro da cidade, com a concentração e saída da Praça da Matriz, passando pelo Memorial de Gravatá e pelo Paço Municipal, na Avenida Cleto Campelo, em direção ao Vagão Museu Estação Gravatá, na Rua Presidente João Pessoa.
O evento contou com a participação de diversos organismos que compõem a sociedade civil gravataense, como representantes da Secretaria da Mulher de Gravatá e do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra, a Banda da Escola Cônego Eugênio Vilanova, grupo de escoteiros, grupo de estudantes e dançarinas da ODIP, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Movimento LGBTQIAP+ Arco-Íris da Serra, Clube de Mães de Gravatá, alunos da Escola Pequeno Príncipe, conselheiros tutelares, representantes da Polícia Militar de Pernambuco e da Guarda Civil Municipal de Gravatá, além dos grupos de ciclistas Pedal da Serra e Ciclo Mania.
Adriano Manuel da Silva, vigário paroquial da Matriz de Sant’Ana, estava no evento representando a Igreja Católica. “Participando pela primeira vez deste importante evento e iniciativa de refletir sobre a paz. Todos nós desejamos a paz, algo que deve ser uma busca constante de cada pessoa. Dar este passo para viver a paz, a concórdia para o sentido da fraternidade, transformar sempre o coração e a participação também no sentido da igreja nesse evento refletimos a partir da própria palavra de Deus da experiência pascal após a ressurreição de Jesus. Jesus aparece trazendo aos discípulos o shalom, a plenitude da paz. Jesus também irá dizer: ‘Eis que eu vos dou a minha paz, não a dor como o mundo a dá’, porque a paz do mundo é diante das circunstâncias e de imposição alguém perde e se submete. A paz é uma iniciativa de cada um, um coração transformado, aberto ao diálogo e à comunhão com o outro. Por isso esse importante evento aqui em Gravatá e parabenizar a coordenação da pessoa, da nossa amiga Terezinha Carvalho, tão atuante na nossa sociedade como também na vida da Paróquia de Sant’Ana”.
Promovida pelo Conselho da Paz, que existe há 18 anos, a Caminhada da Paz tem uma função importante, como explica Terezinha Carvalho, presidente do conselho. “Houve a criação dos conselhos no estado de Pernambuco e em todas as cidades tinham. Com a criação do Pacto pela Vida esses conselhos acabaram, porém o dr. Ricardo Cisneiros, delegado daqui na época, sugeriu que continuasse em Gravatá. Então criamos a Caminha da Paz, que é a abertura dos trabalhos da gente. Ela sempre acontece uma sexta-feira antes da Paixão. A partir do próximo mês a gente já começa a fazer o trabalho nas escolas, nos bairros, com as autoridades, pessoal de saúde, a gente sempre leva profissionais para fazer palestras. Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, enfim, a gente leva todo esse pessoal, então isso é muito importante. Nessa época nós chegamos a 11 meses sem homicídio aqui em Gravatá, foi uma coisa linda, maravilhosa que chamou atenção. Não paramos mais e quem é que não quer a paz? E ela começa dentro de casa. Se nós temos pessoas que fazem esse trabalho conosco, é importante, pois é o exemplo de vida para crianças, jovens, e é isso o que estamos fazendo”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Comentários
Postar um comentário