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Ação Integrada entre Prefeitura de Gravatá e Procon leva serviços para moradores do distrito de São Severino

Postado em 01 de março de 2024

Ação traz aos moradores da comunidade acesso direto para resolverem suas questões sem precisarem se locomover até a cidade

Na sexta (1º) o distrito de São Severino recebeu a Ação Integrada, que é realizada numa parceria entre a Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias de Assistência Social e Juventude, de Indústria e Comércio, de Segurança e Defesa Civil, de Saúde, da Mulher, de Obras e Serviços Públicos, da Agência de Meio Ambiente com o Procon.


A iniciativa, que aconteceu na Escola Municipal Dom Ricardo de Castro Vilela, ofereceu aos moradores da comunidade a oportunidade de resolver questões sem a necessidade de se deslocarem até a sede do município.

Foram ofertados os seguintes serviços: esclarecimento de dúvidas jurídicas, reclamações e denúncias (direito do consumidor) pelo Procon; alistamento militar obrigatório (reservista), emissão de RG, título de eleitor e Programa Alerta Celular pela Secretaria de Segurança e Defesa Civil; CTPS digital e palestra sobre empreendedorismo feminino em parceria com o SENAC pela Secretaria de Indústria e Comércio e COPE; atendimentos do CadÚnico, assistente social, psicóloga, Programa Criança Feliz, educador físico, Kombiteca e corte de cabelo pela Secretaria de Assistência Social e Juventude; plantio e doação de mudas pela Agência Municipal de Meio Ambiente; aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, nutricionista, Ouvidoria do SUS, saúde bucal e exame de ultrassonografia pela Secretaria de Saúde; limpeza e pintura de meio-fio pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos; palestra sobre o combate à violência contra a mulher pela Secretaria da Mulher.


A agricultora Lília Alves expressa o sentimento da população local sobre o recebimento da ação. “É de muita importância, porque a gente não tem tempo de ir pra cidade, também o custo de passagem, às vezes a gente não tem condições de pagar passagem, lanche, também tem o horário do transporte que só fica até 12h30, aí isso tá ajudando muito mesmo. Eu fui pra assistente social, pro médico, pro RG, pra Ouvidoria do SUS e todo atendimento foi bom. A gestão está ótima, eu mesmo não tenho o que reclamar.”


A administradora distrital de São Severino, Cilene Alves, afirma que o distrito “recebe com muita satisfação. É a primeira vez que teve e as pessoas estão muito satisfeitas, em relação aos exames, foi uma oportunidade muito boa. Eu acho que falar do trabalho da gestão é gratificante, porque o que tem vindo para a comunidade nunca tinha vindo.”


A coordenadora do Procon Gravatá, Amanda Ferreira, destaca que “essa ação conclui um ciclo de cinco distritos que iniciou com Mandacaru. Aqui trouxemos serviços que já foram ofertados em outros distritos, mas também inovamos com outros, como a palestra do SENAC, a Kombiteca e a limpeza das ruas. Isso impacta diretamente na vida dessas pessoas que não precisam se deslocar até o centro urbano, pois os serviços são ofertados aqui mesmo no distrito. Trouxemos também a ultrassonografia e diminuímos a fila de espera que era tão grande.”

A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal.


Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

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Prefeitura de Gravatá

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