Postado em 30 de janeiro de 2024
Vivemos em um mundo cercado por estímulos visuais. Diante disso, é fundamental manter a saúde ocular. E uma das principais formas de cuidar da visão é realizar periodicamente um check-up oftalmológico, já que cerca de 60% dos casos de cegueira e deficiência visual podem ser casos tratados com antecedência, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.
“Realizar check-ups oftalmológicos regularmente é crucial para detectar precocemente problemas visuais e doenças oculares, como glaucoma, catarata e degeneração macular, alterações de refração do olho, tumores oculares, pterígio e doenças sistêmicas que podem comprometer os olhos como diabetes”, explica o oftalmologista Rilcon Coelho, do Hospital de Olhos Santa Luzia.
As principais doenças oculares responsáveis pela maior parte dos atendimentos feitos no Brasil pelos oftalmologistas são catarata, glaucoma, conjuntivite, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade e erros de refração (miopia, astigmatismo), de acordo com o Ministério da Saúde.
Com o uso cada vez maior de telas, crianças também devem realizar check-ups oftalmológicos. “Nas crianças, podemos detectar fatores oculares (estrabismo, altas ametropias, ptoses) que podem levar a ambliopia (perda visual irreversível se não tratada precocemente)”, afirma o oftalmologista Rilcon Coelho.
A importância do check-up oftalmológico vai além de detectar problemas oculares no início e facilitar o tratamento de problemas na visão. Quem usa óculos ou lentes de contato também deve fazer exames para atualizar a prescrição, caso necessário. A recomendação é que se vá ao oftalmologista para uma consulta de rotina ao menos uma vez por ano.
“Caso seja identificada alguma doença, o oftalmologista irá recomendar tratamentos adequados, como medicamentos, cirurgias ou correções visuais. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento”, finaliza o oftalmologista Rilcon Coelho.
Comentários
Postar um comentário