Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe amplia serviços médicos e retoma campanhas de prevenção, autocuidado e saúde mental

Postado em 25 de janeiro de 2024

Somente em 2023 foram realizados mais de 27 mil atendimentos na Casa. A ideia é implantar em breve atendimentos de odontologia

Logo após o término do recesso parlamentar, marcado para a próxima semana, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) dará início a uma série de ações voltadas para a saúde. O pacote inclui ampliação do serviço de atendimento de especialidades médicas, retomada de campanhas com foco na prevenção, realização de palestras, vacinação, consultas e exames clínicos, além de ações voltadas para o autocuidado. De março a dezembro de 2023 foram realizados mais de 27 mil atendimentos. 


A agenda inclui, ainda, a continuidade do projeto ‘Alepe Cuida’, que levou, no final do ano passado, serviços gratuitos de saúde e cidadania a municípios pernambucanos. Nessa primeira fase foram contempladas as cidades de Ipojuca (1.580 atendimentos) e Carpina (680 atendimentos). A decisão de ampliar os serviços e programas foi tomada pela Mesa Diretora junto com demais deputados após avaliação da implantação de diversos projetos e atendimentos na área da saúde ao longo de 2023. 

As ações voltadas para os funcionários da Casa (terceirizados, comissionados e efetivos)
e público externo são coordenadas pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Alepe. O objetivo é ofertar, durante as campanhas de prevenção, um amplo serviço de saúde, humanizado e eficiente. Atualmente a Alepe conta com diversas especialidades em saúde e a meta é expandir o atendimento ainda no primeiro semestre. 


Dentre as especialidades médicas ofertadas estão cardiologia, pediatria, clínica médica, endocrinologia, ginecologia, neurologia, ortopedia, urologia, oftalmologia, gastroenterologia e otorrinolaringologia. Também há atendimentos nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Em função de uma antiga reivindicação dos servidores, a Alepe estuda implantar serviços de odontologia ainda esse ano.

_ Estatísticas _ A reestruturação nos atendimentos de saúde teve início em março de 2023 com o lançamento do programa ‘Alepe Mulher’ e o ‘Imuniza Alepe’. Durante uma semana, os funcionários da Casa e a população tiveram acesso gratuito a diversos serviços médicos, odontológicos, realização de consultas e exames médicos (mamografia, ultrassonografia, colposcopia, dentre outros) e laboratoriais, retirada de documentos, além da disponibilização de serviços de beleza, promoção de palestras e eventos artísticos. Somente naquele mês foram atendidas mais de 2,8 mil pessoas.


Outra ação de destaque aconteceu após a reestruturação do centro médico da Alepe, que passou a atuar em prédio próprio na Rua das Fronteiras, Boa Vista. De maio a outubro de 2023 foram realizados 8.804 atendimentos. A Alepe também promoveu palestras voltadas para a saúde, a exemplo da realizada contra o tabagismo, com exame de espirometria (avaliação da capacidade pulmonar). Foram promovidas ainda atividades educativas para portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em agosto, a Alepe inaugurou uma sala de apoio à amamentação em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Antônio Figueira (IMIP). O espaço foi criado para atender mães lactantes servidoras da Casa e/ou cidadãs que estejam participando de atividades na instituição. 


Logo após à inauguração da sala de amamentação, a Alepe lançou a campanha ‘Setembro Amarelo’ de prevenção ao suicídio. Na ocasião, houve palestras abertas ao público com especialistas e atividades de estímulo à saúde mental. No mesmo período, a Superintendência de Saúde reabriu o serviço de fisioterapia com a duplicação da capacidade de atendimento. 

Em novembro foi a vez do lançamento da campanha ‘Juntos nos Cuidamos: Outubro Rosa e Novembro Azul', destinada a fortalecer a conscientização da população em relação à prevenção e diagnóstico precoce de cânceres de mama e de próstata. Foram ofertadas, gratuitamente, diversos serviços de saúde e palestras para os servidores e ao público em geral. 


Na avaliação do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, e do primeiro-secretário da Casa, deputado Gustavo Gouveia, as ações e projetos criados pela Casa na gestão estão em sintonia com as necessidades da população pernambucana. 

Para o superintendente de Saúde da Alepe, o cirurgião dentista Wildy Ferreira, a decisão de expandir os atendimentos foi tomada em função do sucesso das campanhas de prevenção e da reivindicação, tanto dos servidores quanto da população. “A Assembleia Legislativa é uma caixa de ressonância da população. Ao longo das campanhas de prevenção, verificamos a necessidade de ampliar os serviços na área da saúde e não podíamos deixar de atender a essa justa reivindicação dos servidores e da população", afirmou.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193