Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Bosque dos Ipês é realidade e deu a largada ao processo de arborização na Via Local da BR-232

Postado em 15 de dezembro de 2023

Pensando em aumentar a cobertura vegetal de décadas passadas, a Prefeitura de Gravatá dá início ao plantio de mudas na Av. Cícero Batista de Oliveira, em frente ao Terminal Rodoviário

A cidade de Gravatá deu pontapé inicial com o plantio de 50 mudas que vão compor o Bosque dos Ipês, numa área aproximada de mais de 2.000 m², que vai comportar, ao final, 110 árvores. 


Na tarde da quinta (14), alunos do Colégio Céu Azul, jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA e funcionários da gestão municipal participaram do ato que deu início à área que agora será arborizada, localizada em frente ao Terminal Rodoviário, na Via Local da BR-232. 

A iniciativa da Prefeitura de Gravatá, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente - AMMA, tem o apoio das Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Comunicação Social e Imprensa, Obras e Serviços Públicos, Segurança e Defesa Civil, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Gravatá - DMGTTRANS.


A diretora da Escola Céu Azul, Joseane Morais, demonstrou satisfação em participar dessa mobilização pelo meio ambiente. “Ficamos muito felizes pelo convite e não pensamos duas vezes em participar, até porque implantamos essa ideia com nossos estudantes, o quanto é importante o meio ambiente para nossa vida e o futuro deles. O clima da nossa cidade já está começando a pedir ajuda e quanto mais ações como esta tivermos, melhor será para todos nós. Iniciativa louvável, gostaria de parabenizar a todos que fizeram parte dessa iniciativa e pedir que não fique só nisso aqui. Parabéns a todos pela iniciativa e muito obrigada pelo convite”. 


Maria Leonor, professora, e Sávio Teixeira, topógrafo, são filhos de dona Maria da Paz, ativista da cidade que faleceu em setembro de 2021, mas que deixou um legado de atuação na sociedade gravataense, o que rendeu uma homenagem com o nome de um dos ipês plantados nesta tarde. “Essa coisa do ipê lembrar a minha mãe Maria da Paz é interessante, que nasceu no velório dela. Zuca da Limeira presenteou com um ipê. Eu nunca vi uma pessoa morta receber um presente, mas ele disse: ela representa a força que o ipê oferece como planta, a sombra, a própria natureza e a fortaleza. É uma planta resistente e ela era resistente. E a ideia de um Projeto de Lei de 2021 é que Gravatá todo seja arborizado com ipês, em homenagem a ela. Eu agradeço essa oportunidade de estar aqui podendo lembrar a todos essa grande homenagem que vai ficar para a vida toda”.    


O diretor-presidente da AMMA, Artur Teixeira, explicou a ideia do Bosque dos Ipês. “A gente tem como objetivo mitigar esse impacto do crescimento imobiliário, recuperar um pouco a cobertura vegetal da cidade, isso é somente um pontapé inicial. A gente tem um projeto de crescer gradativamente o plantio aqui, se Deus quiser ocupar boa parte desse canteiro tão degradado por plantio de árvores nativas, que além de contribuir para a manutenção do microclima, servem de habitat para a fauna nativa em geral e vai ter um impacto visual muito grande. A gente plantou aqui as quatro cores de ipê e tem época de floração um pouco distintas e a ideia é que quando essas árvores se estabelecerem, boa parte do ano vai se deparar com as árvores floridas”.  


O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, representou o prefeito Joselito Gomes no evento. “Muito nos honra ter a oportunidade de representar um dos maiores prefeitos da história de Gravatá, o padre Joselito. Este empreendimento que acaba de ser realizado aqui é uma demonstração do prefeito com o povo gravataense, um compromisso extremamente ligado ao meio ambiente. Enquanto em outras localidades, as árvores são subtraídas, a Prefeitura de Gravatá faz o plantio de cerca de 120 árvores. Isso é apenas o começo de tudo o que está por vir. Compromisso com as pessoas também passa pelo compromisso com meio ambiente, assim como passa pela saúde, educação, que vem muito bem. Essa é uma gestão que nós temos visto o compromisso”. 

A AMMA tem mais de mil mudas que pretende direcionar sobretudo para o canteiro central da BR-232, o que vai impactar as pessoas que passam por Gravatá.   

Marcaram presença a chefe de gabinete, Liliane Costa, o diretor técnico da AMMA, Marconi Torres, o secretário de Controle Urbano, Vital Medeiros, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Ricardo Malta, e o executivo da pasta, Sérgio Pimentel, os diretores do DMGTTRANS, José Agostinho e Ricardo Machado, a coordenadora do Procon de Gravatá, Amanda Ferreira, o diretor de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde, Leonardo Lima, o administrador distrital de Russinha, Oseias Silva, e o vereador Régis da Compesa. 


A Guarda Civil Municipal estava presente para garantir a segurança do trânsito no local. 


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo_
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a