Postado em 15 de dezembro de 2023
Pensando em aumentar a cobertura vegetal de décadas passadas, a Prefeitura de Gravatá dá início ao plantio de mudas na Av. Cícero Batista de Oliveira, em frente ao Terminal Rodoviário
A cidade de Gravatá deu pontapé inicial com o plantio de 50 mudas que vão compor o Bosque dos Ipês, numa área aproximada de mais de 2.000 m², que vai comportar, ao final, 110 árvores.
Na tarde da quinta (14), alunos do Colégio Céu Azul, jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA e funcionários da gestão municipal participaram do ato que deu início à área que agora será arborizada, localizada em frente ao Terminal Rodoviário, na Via Local da BR-232.
A iniciativa da Prefeitura de Gravatá, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente - AMMA, tem o apoio das Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Comunicação Social e Imprensa, Obras e Serviços Públicos, Segurança e Defesa Civil, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Gravatá - DMGTTRANS.
A diretora da Escola Céu Azul, Joseane Morais, demonstrou satisfação em participar dessa mobilização pelo meio ambiente. “Ficamos muito felizes pelo convite e não pensamos duas vezes em participar, até porque implantamos essa ideia com nossos estudantes, o quanto é importante o meio ambiente para nossa vida e o futuro deles. O clima da nossa cidade já está começando a pedir ajuda e quanto mais ações como esta tivermos, melhor será para todos nós. Iniciativa louvável, gostaria de parabenizar a todos que fizeram parte dessa iniciativa e pedir que não fique só nisso aqui. Parabéns a todos pela iniciativa e muito obrigada pelo convite”.
Maria Leonor, professora, e Sávio Teixeira, topógrafo, são filhos de dona Maria da Paz, ativista da cidade que faleceu em setembro de 2021, mas que deixou um legado de atuação na sociedade gravataense, o que rendeu uma homenagem com o nome de um dos ipês plantados nesta tarde. “Essa coisa do ipê lembrar a minha mãe Maria da Paz é interessante, que nasceu no velório dela. Zuca da Limeira presenteou com um ipê. Eu nunca vi uma pessoa morta receber um presente, mas ele disse: ela representa a força que o ipê oferece como planta, a sombra, a própria natureza e a fortaleza. É uma planta resistente e ela era resistente. E a ideia de um Projeto de Lei de 2021 é que Gravatá todo seja arborizado com ipês, em homenagem a ela. Eu agradeço essa oportunidade de estar aqui podendo lembrar a todos essa grande homenagem que vai ficar para a vida toda”.
O diretor-presidente da AMMA, Artur Teixeira, explicou a ideia do Bosque dos Ipês. “A gente tem como objetivo mitigar esse impacto do crescimento imobiliário, recuperar um pouco a cobertura vegetal da cidade, isso é somente um pontapé inicial. A gente tem um projeto de crescer gradativamente o plantio aqui, se Deus quiser ocupar boa parte desse canteiro tão degradado por plantio de árvores nativas, que além de contribuir para a manutenção do microclima, servem de habitat para a fauna nativa em geral e vai ter um impacto visual muito grande. A gente plantou aqui as quatro cores de ipê e tem época de floração um pouco distintas e a ideia é que quando essas árvores se estabelecerem, boa parte do ano vai se deparar com as árvores floridas”.
O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, representou o prefeito Joselito Gomes no evento. “Muito nos honra ter a oportunidade de representar um dos maiores prefeitos da história de Gravatá, o padre Joselito. Este empreendimento que acaba de ser realizado aqui é uma demonstração do prefeito com o povo gravataense, um compromisso extremamente ligado ao meio ambiente. Enquanto em outras localidades, as árvores são subtraídas, a Prefeitura de Gravatá faz o plantio de cerca de 120 árvores. Isso é apenas o começo de tudo o que está por vir. Compromisso com as pessoas também passa pelo compromisso com meio ambiente, assim como passa pela saúde, educação, que vem muito bem. Essa é uma gestão que nós temos visto o compromisso”.
A AMMA tem mais de mil mudas que pretende direcionar sobretudo para o canteiro central da BR-232, o que vai impactar as pessoas que passam por Gravatá.
Marcaram presença a chefe de gabinete, Liliane Costa, o diretor técnico da AMMA, Marconi Torres, o secretário de Controle Urbano, Vital Medeiros, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Ricardo Malta, e o executivo da pasta, Sérgio Pimentel, os diretores do DMGTTRANS, José Agostinho e Ricardo Machado, a coordenadora do Procon de Gravatá, Amanda Ferreira, o diretor de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde, Leonardo Lima, o administrador distrital de Russinha, Oseias Silva, e o vereador Régis da Compesa.
A Guarda Civil Municipal estava presente para garantir a segurança do trânsito no local.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo_
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Comentários
Postar um comentário