Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM VERSOS REFERENDADOS

Postado em 20 de novembro de 2023

“O meu sangue é Negro! Branco, Amarelo e Vermelho!” Cazuza

“Quem me pariu, foi o ventre de um navio. Quem me invadiu, foi o vento no vazio. Do fundo escuro de um porão, vou baixar no seu terreiro”.
Esses versos do poema-canção Ya Ya Macemba, e que traduz com a maior fidelidade a chegada dos nossos ancestrais africanos ao Brasil, trazem em si toda uma ancestralidade recheada de dor, sofrimento e muitos lamentos. Infelizmente, os africanos chegaram ao Brasil como escravizados e por muito tempo sofreram com os horrores da escravidão.


“E o negro aqui, chegou. E o seu canto de fé, ecoou. Liberdade para ser feliz. O braço forte que ergueu nosso país”. 
Esse pedaço do Samba-enredo da Escola de Samba Beija-flor, do Carnaval de 2000, nos faz refletir e ter a consciência de que, apesar do preconceito e da discriminação racial, os nossos ancestrais africanos, às custas de muito suor, sangue e lágrimas, contribuíram e muito para o Brasil se erguer como um país. 

“... Mas trouxeram o negro, que é arte e é cultura, que nos ensinou a batucar.”
A Escola de Samba Unidos da Tijuca, no ano de 1990, emplacou um Samba-enredo antológico, o qual retrata em seus versos a grandiosa contribuição do povo negro na formação cultural e religiosa do Brasil. Não podemos jamais deixar de agradecer aos africanos pelo Samba, pelo Maracatu, pelo Frevo, pelo Candomblé, pela Umbanda, pela feijoada, pelo Caruru, Vatapá e pelo Acarajé. 


“Pergunte ao Criador; pergunte ao Criador. Quem pintou essa aquarela. Livre do açoite da senzala. Preso na miséria da favela.”
Como parte do enredo da Mangueira, em 1988, ano do Centenário da Abolição da Escravatura, este Samba-enredo sintetiza toda a trajetória dos escravizados, desde a África até a chegada deles ao Brasil. Sintetiza muito sofrimento, muita cultura, muita dor, muita ancestralidade e riqueza cultural. Mas retrata as mazelas que se arrastam até os dias atuais, como o preconceito e o racismo. 


Devemos reverenciar sempre, e não apenas no dia 20 de novembro, a NOSSA Consciência Negra. Reverenciar a Mãe África, é reverenciar os nossos ancestrais, a nossa alma e as nossas raízes enquanto filhos dessa pátria chamada Brasil. A África é o ventre do mundo; chão firme e forte que dá fundamento e base às raízes fortes da árvore sagrada, o Baobá. Somos África! Somos todos iguais e somos todos batuqueiros, porque “nesse meu Brasil, todo mundo bate tambor.”

“O meu sangue é Negro! Branco, Amarelo e Vermelho!” Cazuza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...