Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: A BANALIZAÇÃO DA ORDEM DO RIO BRANCO

Postado em 28 de novembro de 2023

Na prática, a Ordem do Rio Branco é a mais alta condecoração dada pelo Governo Brasileiro e para recebê-la, o cidadão precisa ter realizado algo extraordinário

A Ordem do Rio Branco foi instituída pelo então presidente da República João Goulart, pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963. Posteriormente, os Decretos nº 66.434, de 10 de abril de 1970, e nº 73.876, de 29 de março de 1974, alteraram, consecutivamente, o regulamento da Ordem. É destinada a galardoar os que, por qualquer motivo ou benemerência, se tenham tornado merecedores do reconhecimento do Governo Brasileiro, servindo para estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção, bem como para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas. 

Na prática, a Ordem do Rio Branco é a mais alta condecoração dada pelo Governo Brasileiro e para recebê-la, o cidadão precisa ter realizado algo extraordinário em benefício do Brasil e dos seus cidadãos. Ou seja, estamos falando de cientistas, escritores, economistas e filósofos, por exemplo. 
Nos últimos anos, a Ordem do Rio Branco passou a ser concedida sem muitos critérios, uma vez que qualquer pessoa sem o mínimo merecimento pode receber tal comenda. E isso não se resume apenas às indicações feitas no Brasil. As embaixadas e os consulados brasileiros espalhados pelo mundo, também indicam cidadãos, brasileiros ou não, para receberem a Ordem do Rio Branco. Há casos até em que o agraciado é amigo do embaixador ou da embaixadora que faz a indicação. Ou seja, a indicação vai pela amizade e não pelo merecimento. 


Recentemente, o Presidente Lula nomeou e entregou a Ordem do Rio Branco para políticos aliados como a Simone Tebet e para o Ministro do STF Alexandre de Moraes. Para completar a banalização da Ordem do Rio Branco, Lula indicou e entregou pessoalmente para a própria esposa-ativista Janja, tal comenda, configurando assim, em uma grande falta de ética, um grande conflito de interesse e uma gigantesca falta de respeito com o Brasil. 

Coincidência ou não, a cerimônia de condecoração ocorreu no mesmo horário do velório do cidadão brasileiro, que estava na prisão por ordem do mesmo Alexandre de Moraes. E a imprensa comprada ficou em silêncio. O silêncio dos hipócritas. 


Onde está a meritocracia dessas pessoas para receberem tamanha condecoração? Pelo que sabemos, essas pessoas não possuem feitos relevantes em prol do Brasil ou que tenham trazido qualquer relevância positiva para a vida dos cidadãos brasileiros. E isso vale tanto para a farra em Brasília promovida pelo Lula, quanto para os cidadãos brasileiros que são agraciados aqui fora, sob a pseudo justificativa de “prestarem grandes serviços aos brasileiros no exterior.” Isso é mentira e vexatório, pois essas pessoas agraciadas no exterior, nem convivem e nem querem aproximação com os brasileiros daqui, com medo de se contaminarem. 

Isso tudo, é o reflexo de uma sociedade civil apodrecida pelo estrume político contemporâneo, o qual teima em aniquilar a meritocracia e a proclamar a balburdia das instituições. Coisas do Brasil que respigam no estrangeiro. No entanto, devemos sempre enfatizar para esses “prêmios pré-pagos”, que: quando não há o mérito, a medalha que se coloca no peito não passa de um pedaço de lata.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá