Postado em 05 de outubro de 2023
Os deliciosos pratos foram apresentados após três dias intensos de aula na Secretaria da Mulher de Gravatá
A gastronomia regional é um dos carros chefes da culinária pernambucana e 12 mulheres de Gravatá participaram de mais um curso que promove o aprendizado e a independência financeira.
A tarde da quarta (04) foi marcada pelo encerramento do curso de Culinária Regional, oferecido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) e com o Sindicato Rural de Bezerros.
Joselita Vicente de Souza, dona de casa, foi uma das alunas e ela sempre aproveita as oportunidades oferecidas pela Prefeitura de Gravatá. “Eu achei maravilhoso, porque desde a minha adolescência que eu gosto de trabalhar nessa área. Meu primeiro emprego foi inclusive sendo auxiliar de cozinha, junto com meu tio, e eu acho que a cozinha é uma área que você nunca sabe de nada, sabe de tudo e sabe de nada, porque é sempre um aprendizado. Na cozinha você vê técnicas diferentes e sempre que a prefeitura traz esse tipo de curso, eu vou fazer porque é um aprendizado muito bom em que se aprende cada vez mais. É muito importante para nós mulheres que trabalhamos no dia a dia com comida e até uma renda extra como para a gente que é do lar, que você botando amor e carinho faz um prato maravilhoso”.
As aulas foram ministradas pela professora Ana Rosilda, que explicou: “foi um curso de três dias intensos, com a Prefeitura em parceria com o Sindicato Patronal de Bezerros, junto com a secretária aqui, Ester, com 12 alunas capacitadas na parte rural, então a gente aproveitou tudo o que a gente tem aqui, fez reaproveitamento, fez pratos com o que têm na região, ou seja, na culinária regional utilizando ingredientes regionais. Elas vão sair daqui aptas a desenvolver um prato, se quiserem vender, serem empreendedoras, então fizemos os pratos, elaboramos o passo a passo e elas saem prontas se quiserem. A ação é exatamente isso: para despertar para elas terem uma renda extra para gerar uma renda extra”.
Ester Gomes, secretária da Mulher de Gravatá, fala sobre o incentivo que a Prefeitura tem dado pela independência e pelo empreendedorismo do público feminino “essa foi mais uma parceria entre a prefeitura e o SENAR, dessa vez com um curso de culinária regional voltado para as mulheres que são atendidas e que ocupam o espaço aqui da Secretaria da Mulher e com outras mulheres que já trabalham no ramo da culinária. Então essa é mais uma possibilidade delas estarem aprendendo e aprimorando esses conhecimentos”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Comentários
Postar um comentário