Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Mulher: Curso de Culinária Regional tem encerramento com mesa farta

Postado em 05 de outubro de 2023

Os deliciosos pratos foram apresentados após três dias intensos de aula na Secretaria da Mulher de Gravatá

A gastronomia regional é um dos carros chefes da culinária pernambucana e 12 mulheres de Gravatá participaram de mais um curso que promove o aprendizado e a independência financeira. 


A tarde da quarta (04) foi marcada pelo encerramento do curso de Culinária Regional, oferecido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) e com o Sindicato Rural de Bezerros. 


Joselita Vicente de Souza, dona de casa, foi uma das alunas e ela sempre aproveita as oportunidades oferecidas pela Prefeitura de Gravatá. “Eu achei maravilhoso, porque desde a minha adolescência que eu gosto de trabalhar nessa área. Meu primeiro emprego foi inclusive sendo auxiliar de cozinha, junto com meu tio, e eu acho que a cozinha é uma área que você nunca sabe de nada, sabe de tudo e sabe de nada, porque é sempre um aprendizado. Na cozinha você vê técnicas diferentes e sempre que a prefeitura traz esse tipo de curso, eu vou fazer porque é um aprendizado muito bom em que se aprende cada vez mais. É muito importante para nós mulheres que trabalhamos no dia a dia com comida e até uma renda extra como para a gente que é do lar, que você botando amor e carinho faz um prato maravilhoso”.


As aulas foram ministradas pela professora Ana Rosilda, que explicou: “foi um curso de três dias intensos, com a Prefeitura em parceria com o Sindicato Patronal de Bezerros, junto com a secretária aqui, Ester, com 12 alunas capacitadas na parte rural, então a gente aproveitou tudo o que a gente tem aqui, fez reaproveitamento, fez pratos com o que têm na região, ou seja, na culinária regional utilizando ingredientes regionais. Elas vão sair daqui aptas a desenvolver um prato, se quiserem vender, serem empreendedoras, então fizemos os pratos, elaboramos o passo a passo e elas saem prontas se quiserem. A ação é exatamente isso: para despertar para elas terem uma renda extra para gerar uma renda extra”.  


Ester Gomes, secretária da Mulher de Gravatá, fala sobre o incentivo que a Prefeitura tem dado pela independência e pelo empreendedorismo do público feminino “essa foi mais uma parceria entre a prefeitura e o SENAR, dessa vez com um curso de culinária regional voltado para as mulheres que são atendidas e que ocupam o espaço aqui da Secretaria da Mulher e com outras mulheres que já trabalham no ramo da culinária. Então essa é mais uma possibilidade delas estarem aprendendo e aprimorando esses conhecimentos”. 


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...