Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe avança em projeto social e fecha parceria para inserir jovens no mercado de trabalho


Postado em 08 de outubro de 2023

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove nesta segunda-feira (9) o workshop “Empregabilidade: Do currículo à Entrevista” voltado para jovens atendidos pelo projeto “Alepe Acolhe” e para alunos dos 3º anos de escolas públicas do Estado. Ao todo serão 200 participantes.

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), através da Agência do Trabalho; de instituições do Sistema S, Senac e Senai; do Porto Digital e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).


“Para a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, oferecer apoio ao projeto ‘Alepe Acolhe” significa contribuir com a cidadania desses jovens de forma plena e ajudá-los a se manter distantes da vulnerabilidade social”, afirma a secretária em exercício da SEDEPE, Cristiane Andrade.

O workshop “Empregabilidade: Do currículo à Entrevista” acontece nesta segunda (9), das 8h30 às 15 horas, no auditório Sérgio Guerra na Alepe. Ao longo da manhã, até o meio-dia, os adolescentes participarão de palestras sobre programas de aprendizagem e mercado de trabalho desenvolvidos pelo Senac, Senai e Porto Digital; e a importância do estágio na construção da carreira profissional, proferida por uma psicóloga do Instituo Euvaldo Lodi. 


Na sequência aos debates, serão oferecidas oficinas de empreendedorismo e preparação do currículo e entrevista, ministradas por equipes da Agência do Trabalho. À tarde, os adolescentes serão cadastrados no banco de oportunidades da Agência, do qual podem sair encaminhados para um emprego caso haja vaga disponível e perfil que atenda às necessidades das empresas.

“Essa ação vai além dos jovens atendidos pelo ‘Alepe Acolhe’ porque recebemos muitas demandas de jovens que sequer sabem onde fica a Agência do Trabalho e desconhecem outras oportunidades de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Senac, por exemplo. A Alepe quer ser esse elo entre eles e o mercado de trabalho, para que eles saiam daqui preparados para as oportunidades”, ressalta a gestora do projeto “Alepe Acolhe”, Cristiane Alves.


O projeto “Alepe Acolhe” é uma iniciativa da Alepe em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJPE) que teve início em 2019. O projeto já beneficiou 48 jovens por meio de um estágio remunerado (bolsa de R$ 600) de seis meses na Assembleia. 

Para o presidente da Alepe, Álvaro Porto, o Legislativo tem um papel de empreender e apoiar causas que promovam justiça social com iniciativas como o “Alepe Acolhe”. “Nosso compromisso é fazer com que o projeto seja ampliado, inclusive com ações que facilitem o encaminhamento dos jovens para o mercado de trabalho”.


Na primeira edição, o “Alepe Acolhe” foi premiado como melhor projeto social na 23ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Na avaliação do primeiro secretário da Assembleia, Gustavo Gouveia, o “Alepe Acolhe” é uma oportunidade para que jovens que vivem em casas de adoção se preparem para o mercado de trabalho. “Nossa torcida é para que o projeto se fortaleça cada vez mais e seja replicado por outras assembleias”.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá