Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: A RUA DA PAZ DA MINHA INFÂNCIA

Postado em 29 de agosto de 2023

No início da Rua da Paz, havia uma capela residencial em homenagem a São João

Foi naquela rua ainda pouco conhecida, onde fui morar em 1970 com apenas vinte e sete dias de nascimento, onde vivi durante os primeiros quatro anos da minha existência terrena, mais precisamente no número setenta e três e aonde fui muito feliz. 


Vivi em uma modesta e tímida casa, onde a maior riqueza que tínhamos era a presença sempre sã de minhas tias Sofia, Alaíde e Terezinha, as quais me deram carinho, amor e tomaram conta de mim.  

Lembro ainda e permanece muito vivas em minha memória, a época das festas juninas na Rua da Paz. Eram dias de muita luz, fogueira, balão e festas. Ah! O período junino me trazia, e até hoje me traz, muito saudosismo e recordações felizes daqueles dias, onde as ruas eram enfeitadas com bandeirolas e quando a noite caía, as fogueiras eram como lamparinas acesas ao ar livre, trazendo calor e luz em homenagem aos Santos daquele mês sagrado. Tudo era alegria! Tudo era sedução!


No início da Rua da Paz, havia uma capela residencial em homenagem a São João, que era a minha parada obrigatória toda vez que por ela eu passava. Gostava de ficar parado na porta admirando os Santos no altar, as velas acesas e o cheiro forte e romântico das rosas vermelhas. Aquela imagem do altar me fascinava e era o meu momento particular com Deus, mesmo sem ter a menor noção de religiosidade, devido à pouca idade, mas que me fazia muito bem. 

Tive uma infância vibrante naquela rua, onde às tardes ensolaradas, vivia solto a brincar, correndo com as outras crianças por cima dos montes de areia das casas em construção, o que deixava a minha tia Sofia enlouquecida. Ainda não se falava em aquecimento global e quando o sol se punha, aquele frio serrano vinha a nos açoitar. Era preciso tomar banho antes de o sol se por, pois o frio era cortante e não tínhamos chuveiro elétrico. 


O tempo passou, mas ainda sinto em minha alma aqueles dias felizes que vivi na Rua da Paz. O destino me levou para viver longe de Gravatá, mas em minhas visitas, gosto de passar por aquela rua que me acolheu no início de tudo em busca das minhas primeiras impressões e das minhas primeiras alegrias, no intuito de manter vivas em mim, aqueles dias de luz tão mansa, que sempre me vêm à lembrança trazendo recordações de um tempo não mais retornará, mas que continua comigo; perdido para sempre, comigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...