Postado em 14 de agosto de 2023
Ao longo de 45 anos, Nilza e seu grupo de mulheres já fizeram milhares de Bonequinhas da Sorte, chegando até mesmo a exportá-las para outros países
Tudo começou no Sítio da Pedra Miúda, Zona Rural de Gravatá, quando a menina Nilza Bezerra, que por não ter condições de comprar suas bonecas, passou a fazê-las de pano. Aquela brincadeira inocente seguiu o seguiu o seu destino e tomou o rumo do Círculo Operário de Gravatá, quando Nilza apresentou a sua boneca à Dona da Paz, que imediatamente a aconselhou a fazer uma bonequinha em tamanho minúsculo.
A partir dali, nasceu a Bonequinha da Sorte de Gravatá e mais tarde, através de uma Deputada Estadual de Pernambuco, que tinha casa de veraneio na cidade e ao ver a bonequinha, apresentou um projeto-de-lei na Assembleia Estadual para que aquele pequeno objeto fosse declarado como um Símbolo Oficial de Gravatá. E assim o foi.
Ao longo de 45 anos, Nilza e seu grupo de mulheres já fizeram milhares de Bonequinhas da Sorte, chegando até mesmo a exportá-las para outros países como os Estados Unidos e a Holanda. Ela chegou a viajar a convite para a Holanda, só para apresentar a bonequinha, que já encantara aos holandeses.
No dia 10 de agosto de 2023, depois de um longo processo, finalmente através da Bonequinha da Sorte de Gravatá, Nilza Bezerra foi declarada como Patrimônio Vivo da Cultura de Pernambuco. Ela agora se junta a outros grandes nomes da Cultura de Pernambuco e oficialmente é declarada Mestra. Isso é um reconhecimento, mais que merecido, de uma mulher guerreira e trabalhadora, que muito engrandece a todos nós, gravataenses.
Além de um valor incomensurável para a Cultura do Estado de Pernambuco, a Mestra Nilza Bezerra é um orgulho sem precedente para a nossa Cidade de Gravatá. Esse título não tem preço e ela agora é imortal. Para sempre será lembrada como uma grande mulher que veio da Zona Rural para ganhar o mundo. Da simplicidade de uma agricultora, que para suprir uma necessidade de brincar, virou uma mestra.
A trajetória e o exemplo de Nilza Bezerra, é uma estrela-guia para todos os que buscam os seus sonhos, pois ela finda por nos ensinar que as grandes realizações também surgem da simplicidade. Mirem-se no exemplo dela!
Mil vivas! Mil aplausos! Todas as honrarias para a Mestra Nilza Bezerra! Para sempre, Nilza Bezerra! Imortal! Patrimônio Vivo da Cultura de Pernambuco!
Comentários
Postar um comentário