Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Biblioteca da Alepe encena lendas do Recife em homenagem ao 'Dia do Folclore'

Postado em 22 de agosto de 2023

Evento será aberto ao público e direcionado a estudantes e terá, ainda, recital de poemas e literatura de cordel

O projeto “Café com Poesia Malassombrado”, promovido pela biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), terá nesta edição uma programação recheada de histórias de mistérios que prometem encantar os participantes. Aberto ao público e direcionado a estudantes de escolas públicas, o evento acontece nesta quarta-feira (23), a partir das 9 horas, no hall da biblioteca. O roteiro foi preparado especialmente em homenagem ao 'Dia do Folclore', comemorado no dia 22 de agosto. As atrações incluem a dramatização de nove lendas urbanas do Recife, recital de poemas e literatura de Cordel, além da apresentação do tenor Ericson Cavalcanti Moraes e do Coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários da Alepe. 


Para a gerente da biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo, o evento foi pensado para homenagear o 'Dia do Folclore' e despertar nas pessoas o interesse pela rica história da cidade. “Saber sobre as lendas do Recife é um passo importante para despertar o interesse pelos livros. Quem lê viaja por diversos mundos e abre um leque de possibilidades para adquirir conhecimento", enfatizou.

O Café com Poesia envolve arte, poesia, música, literatura e as mais diversas formas de manifestação da cultura popular. Histórias mal assombradas do Recife como: A emparedada da Rua Nova; a Perna Cabeluda; A Velhinha da Caxangá; A freira que Morreu Devorada por Cachorros, a Galega de Santo Amaro; o Papafigo e a Sedutora da Curva terão lugar de destaque nesta edição por fazerem parte do imaginário popular.


O roteiro inclui, ainda, a dramatização de lendas sobre A Cruz do Patrão e a do Lobisomem Doutor. Na narrativa a Cruz do Patrão, o escritor e médico da Alepe, o neurologista Luiz Coutinho, recitará a poesia de seu livro ‘Vou me juntar às Capivaras, que fala sobre a lenda. A escritora Lúcia Costa recitará um cordel sobre o Papafigo, que conta a história de um velho maltrapilho, corcunda e barbudo que costumava vagar pelas ruas para capturar crianças desobedientes e comer seu fígado. Essa história é contada em seu novo livro Cordel: o Papa Figo e outras histórias. 


O cordelista Cícero Lins falará sobre a lenda da Velhinha da Caxangá, que será representada pela atriz Nazaré Lemos. Já a atriz Francis de Souza, do grupo Brincantes, entrará em cena como a Mulher Emparedada da Rua Nova. O evento contará também com a participação da escritora Roberta Cirne que se dedica no seu canal no YouTube a contar "as assombrações do Recife". Ela apresentará um poema sobre o tema durante o Café com Poesia.


Crédito das fotos: Evane Manço

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...