Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: ABRAM ALAS PARA A CULTURA DE GRAVATÁ

Postado em 18 de julho de 2023

Com o passar do tempo, essas manifestações culturais perderam espaço no palco principal das festas da nossa cidade.

A nossa cidade sempre foi um celeiro cultural valoroso e de grande reconhecimento em Pernambuco. O auge da nossa cultura se deu entre as décadas de 1970 e 1980, onde havia em Gravatá: Pastoris, Bandas de Pífano, Grupos de Frevo, Ciranda, Bumba-Meu-Boi, entre outras manifestações folclóricas, as quais faziam cintilar as noites de festejos, trazendo encantamento aos visitantes e muito orgulho para os gravataenses, que se enchiam de contentamento em mostrar as nossas raízes culturais.


Com o passar do tempo, essas manifestações culturais perderam espaço no palco principal das festas da nossa cidade. E isso fundou por causar a falta de interesse das novas gerações em dar continuidade a essas tradições, pois o que não é ensinado se cai no esquecimento. Um “bom” exemplo disso, é o silêncio triste da Feira de Gravatá, onde não mais se ouvem os Repentistas, os Emboladores e até mesmo não se encontram mais as bancas com a Literatura de Cordel à venda. 

A arte e a cultura estão presentes em todos os cantos da cidade. Há artistas de talento e valor espalhados em todos os bairros, buscando uma oportunidade para mostrar os seus talentos. Precisamos resgatar esses talentos e para isso, basta a Secretaria de Cultura criar um programa onde esses artistas sejam abraçados e valorizados. Vamos seguir o exemplo que vem do Recife e criar um centro cultural onde possa existir uma exposição permanente de pinturas, esculturas, artesanato e apresentações folclóricas, como as citadas acima, para que o turista que vem a Gravatá tenha um atrativo cativante, o qual mostre a nossa cultura de verdade e faça esse mesmo turista voltar e nos referenciar. 


O Mercado Cultural de Gravatá, que outrora era um espaço voltado para a Cultura de Gravatá e que acabou por perder a sua identidade, pode ser repaginado e transformado em um centro de excelência para a cultura e para o folclore, a exemplo da Casa de Cultura e o Centro de Artesanato de Pernambuco, no Recife, os quais são passagens obrigatórias para os turistas. Isso já será um bom começo. O palco do Mercado Cultural precisa ser ocupado pelos grupos folclóricos locais. Chega de tanto barulho e banheiro imundo!

Precisamos resgatar a nossa identidade cultural, pois a cultura de um povo tende a ser eterna. Caso contrário, Gravatá continuará a ser apenas uma cidade-dormitório para os turistas que HOJE estão preferindo aproveitar o turismo em Serra Negra, em Bezerros e em Bonito. Estamos perdendo espaço para essas duas cidades, que juntas, não chegam à metade de Gravatá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...