Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe capacita servidores para aprimorar atendimento à população

Postado em 12 de julho de 2023

Iniciativa visa fortalecer escuta, empatia e desenvolver capacidade de resolver conflitos

Visando atender a população de maneira ágil e humanizada, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) está promovendo um curso de atendimento ao público para os servidores da Casa. Realizada pela Escola do Legislativo (Elepe), a capacitação está voltada para os colaboradores que lidam diretamente com o cidadão. São agentes de segurança, recepcionistas, pessoal de serviços gerais, todos que estão na linha de frente do atendimento inicial ao público externo e serão capacitados com as devidas orientações e encaminhamentos. A partir desse primeiro contato, o público é direcionado aos demais setores da Alepe. 


“O curso fortalecerá as habilidades técnicas, relacionais e emocionais dos servidores necessárias ao atendimento ao público. Nosso objetivo é ampliar as habilidades de comunicação e expressão, além de fortalecer a escuta ativa, a empatia e desenvolver capacidade de resolver conflitos”, explicou o superintendente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti.  


A proposta para melhorar o atendimento ao cidadão é uma iniciativa do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), e do primeiro-secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade). Dividido em três turmas, o curso teve início nesta segunda-feira (10) e será concluído no final do mês. De acordo com a Escola do Legislativo, além de preparar melhor os servidores que desempenham atividades ligadas ao público, os integrantes das equipes das assessorias dos deputados também serão capacitados. 


A aula inicial desta segunda-feira (10) foi ministrada pelo ouvidor executivo da Alepe, Douglas Moreno, que tratou de aspectos legais no atendimento ao cidadão como compromissos assumidos, critérios de atendimento, direitos do usuário, entre outros. A Ouvidoria Geral é um dos órgãos determinantes na relação de uma instituição com seu público porque é o órgão que tem como princípio atender e solucionar demandas populares. 


“É importante que o cidadão tenha consciência dos seus direitos para que possam saber utilizar os serviços públicos oferecidos pela Assembleia. A partir desse entendimento e com uma interação positiva com a Casa, a população se sentirá mais confiantes e confortável com o atendimento”, disse Moreno.

Na avaliação da auxiliar administrativa da Superintendência de Comunicação da Alepe, Patrícia Andrea de Souza, a aula foi bastante didática. “O ouvidor explicou o papel da Ouvidoria, como o cidadão pode ter acesso às informações, às leis e aos artigos da Casa. O ouvidor falou ainda sobre nossa responsabilidade em atender o público de maneira satisfatória e transparente para tirar as dúvidas da população”, comentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...