XXI Encontro de Astronomia do Nordeste em Gravatá realiza Exposição de Asteroides no Parque Janelas para o Rio
Postado em 10 de junho de 2023
Exibição fez parte da programação do evento e foi importante para falar sobre os impactos que a queda de um objeto do espaço pode causar na vida no planeta
O XXI Encontro de Astronomia do Nordeste - EANE, que iniciou na quinta-feira (08) e segue até este sábado (10), em Gravatá, trouxe a Exposição de Asteroides como parte da programação do evento.
A exibição aconteceu durante roda de conversa, no Parque Janelas para o Rio, na noite da sexta (09), e atraiu a curiosidade do público presente.
Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia e organizador da exposição, falou porque é importante ter conhecimento sobre os asteroides e o motivo da exposição acontecer no EANE. “Essa exposição é uma referência ao Asteroid Day, que é o Dia internacional do Asteroide, celebrado anualmente no dia 30 de junho. Nesse dia a gente procura conscientizar as pessoas sobre os riscos que um impacto de um asteroide pode trazer na humanidade. Muitas vezes as pessoas esquecem disso, mas a vida aqui na Terra algumas vezes correu o risco de extinção por causa de impacto de asteroide. Tivemos uma grande extinção no final do período cretáceo, por exemplo, que levou grande parte dos dinossauros e toda vida que existia naquela época, por causa do impacto de um asteroide. Nós tivemos impactos igualmente grandes e muitos menores ocorridos recentemente, como por exemplo em 2013, na Rússia, que deixou mais de duas mil pessoas feridas e mais de 30 milhões de dólares de prejuízo, mas felizmente não morreu ninguém. Um pouco antes, em 1908, aconteceu um grande impacto na Sibéria que devastou mais dois mil km quadrados de floresta. A gente já vem tradicionalmente trazendo essas exposições para os encontros de astronomia, tanto no nordeste, quanto nos encontros nacionais, por conta da relevância desse tema para nossa área”.
Zurita complementa que “hoje, temos no Brasil astrônomos amadores que fazem um trabalho de busca de asteroides próximos à Terra com seus próprios recursos. A gente precisaria de mais investimento público nessa área para a gente ter uma busca mais sistemática desses objetos próximos à Terra, que é a primeira forma da gente prevenir impacto catastrófico e saber que ele vai ocorrer. Por enquanto, sabemos pouco sobre esses objetos tão perigosos para nosso planeta e a continuidade da vida na Terra”, conclui.
O XXI EANE é uma realização do Grupo de Astronomia Astro Agreste, de Caruaru, e tem o apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia. No sábado (10), o encerramento será no auditório da Secretaria de Educação, a partir das 8h, com apresentação da palestra “Novidades e Pesquisas do Radiotelescópio Bingo”, com o professor Dr. João Rafael Lúcio dos Santos, e assembleia para escolha do próximo local de realização do evento.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)
Comentários
Postar um comentário