Postado em 28 de junho de 2023
Com o apoio, agora o acompanhamento de crianças com deficiência será ampliado na Zona Rural do município
Nesta quarta-feira (28) o município de Gravatá recebeu uma comissão do banco Santander, que veio averiguar o acompanhamento de crianças com deficiência na Zona Rural.
O Programa Amigo de Valor angaria doações financeiras de pessoas físicas e jurídicas que são descontadas do Imposto de Renda devido pelos doadores e esse aporte financeiro é destinado a projetos que apoiam a inclusão de crianças e adolescentes.
Gravatá foi escolhida por meio do Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança - SERC, que realiza um trabalho com crianças com Síndrome de Down e Autismo e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA. Com a parceria da Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, através do Programa Amigo de Valor, agora as crianças com deficiência receberão o tratamento em seus próprios distritos e localidades.
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, já oferece aos alunos com deficiência da rede municipal de ensino o acompanhamento especializado nas escolas da cidade e da Zona Rural com as Salas de Recursos Multinacionais.
Estiveram presentes na ocasião o prefeito Joselito Gomes, a secretária de Educação, Ninha Professora, o secretário de Saúde, Anderson Oliveira, a coordenadora da Educação Inclusiva, Amanda Monteiro, e a diretora do SERC, Maria das Dores.
Na ocasião, foi apresentada a história do menino Gabriel Lins, de 03 anos, que é acompanhado pela equipe do SERC e da Secretaria de Educação. A mãe dele, a agricultora Lenilda Lins, conta um pouco dessa história. ”É muito importante, porque através dele a gente conseguiu muitas coisas. Por exemplo, meu filho não tinha um acompanhamento correto. Eu levei ele, alguns profissionais viram a dificuldade e foram trabalhando em cima disso e, graças a Deus e ao pessoal do SERC, que me ajudou bastante e você vê que hoje ele tá aí e vai com qualquer pessoa, antes não era assim.”
Das Dores celebra essa parceria com o banco Sabtander na luta pelo cuidado da criança com deficiência. ”Essa parceria vai fortalecer no sentido de poder garantir o atendimento, garantir as atividades com os professores, agentes de saúde, equipes das USFs, porque falamos de inclusão, mas também falamos de prevenção e reabilitação. O Programa Amigo de Valor no município, via COMDICA, vem fortalecer cada vez mais esse campo da política da rede de cuidados da pessoa com deficiência. Então é muito importante para Gravatá, é inestimável ter um parceiro privado com o COMDICA e a Prefeitura.”
Joselito Gomes fala da importante parceria e pontua que o município já é pioneiro no cuidado de crianças com deficiência. ”Recebi hoje a equipe do Programa Amigo de Valor, do banco Santander, que vem, através do SERC, trazendo º fortalecimento para um trabalho que já é realizado aqui há muito tempo e precisa ser ampliado, por isso esse programa chega agora a comunidades da Zona Rural, dando, assim, atendimento e atenção especial à criança com deficiência. A Prefeitura já faz esse atendimento através das salas de recursos que são preparadas para acolher e acompanhar essas crianças e não só a parte educacional, mas também psicólogos, psiquiatras e outros especialistas que estão acompanhando essas crianças e os resultados são visíveis: as mães testemunham a importância desse trabalho e nada melhor do que contar com esse programa para fortalecer ainda mais esse trabalho de inclusão em Gravatá, porque nosso compromisso é com as pessoas.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Comentários
Postar um comentário