Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Sinusite atinge uma a cada oito pessoas no mundo

Postado em 02/05/23

Com a chegada do outono no Brasil, o calor e o tempo ensolarado começam a se misturar com o clima mais frio e dias chuvosos. E as mudanças bruscas de temperatura favorecem o aumento de casos de sinusite, doença que atinge uma a cada oito pessoas em todo o mundo, segundo a AAO-HNSF (Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço).

“Por conta de temperaturas mais baixas, queda no índice de umidade do ar e maior concentração de poluentes na atmosfera nesse período do ano, ocorre o aumento da proliferação de doenças respiratórias. Não só a sinusite, mas também a rinite e a rinossinusite são mais comuns nessas épocas do ano”, explica a otorrinolaringologista Priscila Espínola, do Hospital de Olhos Santa Luzia, integrante da rede Vision One.


De acordo com o Ministério da Saúde, a sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face (região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, olhos e maçãs do rosto). Alterações anatômicas ou casos de alergia ou infecção podem facilitar o aparecimento de germes na região, o que predispõe à sinusite.  

Além de causadas por fungos, bactérias ou vírus, a sinusite pode aparecer por conta de muitos fatores, como mudança de clima, exposição à poluição do ar ou à umidade, desvio de septo e até lesões nos cílios nasais. “O importante é a prevenção. Evite locais com poluição e fumaça de cigarro, higienize o ambiente para evitar ácaros, pólen ou pelos de animais, não manipule as narinas com a mão suja e se estiver num grupo de risco para a gripe, não se esqueça de tomar suas vacinas”, orienta a otorrinolaringologista Priscila Espínola. 

Pacientes com sinusite normalmente apresentam sintomas como congestão nasal, dor de cabeça, febre, secreção, perda de apetite, dores de garganta, entre outros. Ainda segundo a AAO-HNSF, a sinusite é a quinta causa mais frequente do uso de antibióticos. 


A sinusite pode ser aguda ou crônica. No primeiro caso, costuma ocorrer dor de cabeça na região dos seios da face. A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Ainda há a presença de secreção nasal, dificultando a respiração. Quando a sinusite está na forma crônica, os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade e são permanentes.

Para tratar a doença, são indicados procedimentos como a lavagem nasal com soro fisiológico ou o uso de medicamentos como corticoides ou antibióticos, desde que receitados por um médico que seja especialista no tema. “Os sintomas nasais mais leves costumam ter prazo de validade, e geralmente melhoram em um período de 3 a 5 dias, sem que você precise de ajuda médica para se recuperar”, a otorrinolaringologista Priscila Espínola. 
“Entretanto, nos casos em que os sintomas persistam por mais de 5 dias, ou apareçam sinais de complicações é recomendável procurar um médico otorrinolaringologista”, finaliza a especialista do Hospital de Olhos Santa Luzia. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...