Seminário “Faça Bonito Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” acontece em Gravatá
Postado em 12/05/23
Evento reuniu organismos e profissionais que atuam na Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças Adolescentes para capacitação sobre o tema
A violência sexual e o abuso contra crianças e adolescentes não é um assunto novo, mas infelizmente acontece em números alarmantes no Brasil, quando são registrados, em média, 130 casos por dia no país.
O dia 18 de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes e assim acontece pois há 50 anos, no dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli Crespo, do estado do Espírito Santo, não voltou da escola e seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual.
A gestão do prefeito Joselito Gomes tem um olhar sensível, humano e voltado ao fomento de políticas de proteção às crianças e adolescentes e isso tem sido visto nas ações que têm sido feitas nessa área no município.
Por isso, a Prefeitura de Gravatá promoveu, na tarde da sexta (12) o seminário “Faça Bonito Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” com profissionais que atuam na Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças Adolescentes, das áreas de saúde, educação, assistência social, direitos humanos, bem como representantes da Rede estadual, do, do NUCA, Conselho Tutelar e do COMDICA.
A mesa foi formada pela presidente em exercício do COMDICA - Gorete Silva; pelas secretárias municipais da Mulher e da Educação, Ester Gomes e Ninha Professora, respectivamente; pelo secretário municipal de Saúde, Anderson Oliveira; pela coordenadora da Rede de Enfrentamento de Pernambuco, Rosana França; e pela conselheira tutelar Mary Rocha.
A adolescente Rillary Victoria participa do NUCA. Ela fala da sua percepção sobre as políticas de enfrentamento à violência e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes em Gravatá. ”Eu acho bastante importante ter esse evento para conscientizar as pessoas sobre a prevenção de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A Prefeitura vem trabalhando com isso, a gente que é do NUCA sempre tem encontros e que falam sobre isso, o CREAS foi lá com a palestra mostrando o trabalho deles, como funciona para quem sofre abuso ir lá e falar para recorrer a alguma ajuda deles.”
Rosana França pondera sobre o papel da campanha. ”Estamos realizando essa campanha ‘Faça Bonito’ em todo o estado e é muito importante alinharmos com os profissionais o conceito da violência sexual e como ela se aplica, focando no abuso.”
Gorete Silva fala sobre o empenho da gestão na preservação da criança e do adolescente. ”Estamos aqui reunidos dando enfoque à preservação e ao cuidado com as crianças na questão do abuso sexual. Nesse momento a gente só tem a acrescentar o enfoque da gestão em auxiliar nesse cuidado e preservação da criança e do adolescente.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Comentários
Postar um comentário