Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura promove bate-papo sobre exploração sexual aos visitadores do Programa Criança Feliz e educadores do Serviço de Convivência


Postado em 08 de maio de 2023


Em parceria com o CREAS, o intuito deste encontro é ofertar conhecimentos e orientações a esses grupos

Dentro de uma programação especial em alusão ao dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Gravatá por meio da integração entre as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, Mulher, COMDICA, NUCA, Conselho Tutelar e sociedade civil realizam uma programação para trabalhar a temática. 



Na segunda (08), a Secretaria de Assistência Social e Juventude, intermediado pelo Programa Criança Feliz e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Social, em parceria com o CREAS, proporcionou uma manhã esclarecedoras e de orientações aos visitadores e educadoras, na Casa da Juventude.


Ao comando de Artur Felipe, coordenador da Casa da Juventude e mobilizador do Selo Unicef, de Josinaldo Leão, coordenador do Programa Criança Feliz (PCF) e da Convivência e Fortalecimento de Vinculo Social (SCFV), de Ana Paula Remígio, gerente da Proteção Básica da Assistência Social e Juventude, e de Gabriel Barros, advogado do CREAS, foi abordado o papel do CREAS e CRAS na sociedade, entender a história de 18 de maio, esclarecimentos sobre o que é abuso infantil e exploração sexual. Além de inclusão das temáticas para que todos possam expressar as suas vivências.

Essa atividade e todas as outras que acontecem no mês de Maio também é referente a programação do Selo Unicef. 


Brunna Laís, visitadora do PCF, opina sobre a importância dessa palestra:  "Eu acho fundamental a gente está tendo essa palestra porque nos instrui, já que estamos na ponta da lança, com famílias que têm crianças e esse conhecimento nos possibilita a gente alertar as crianças, o que pode fazer, o que não pode fazer, qual parte do corpo pode tocar, qual parte do corpo não pode tocar, por exemplo. Então, é muito importante a gente ter esse conhecimento que nos induz a evitar qualquer problema futuramente".


Josinaldo Leão, coordenador do PCF e SCFV, transcende esse momento repleto de orientações aos dois grupos com o apoio da gestão municipal:  "O que a gente está recebendo aqui que é enriquecedor, é algo que temos o apoio do prefeito Joselito e a secretária Viviane Facundes junto com a rede estão de parabéns, isso demonstra que estamos juntos por essas causas e para prevenir, porque o que estamos fazendo é prevenção. É importantíssimo ter esses momentos com nossa equipe para que a gente possa colocar em prática dentro das casas e levar mais conhecimentos às famílias e às crianças que são assistidas pelos grupos".


Artur Felipe, coordenador da Casa da Juventude e mobilizador do Selo Unicef, comenta que: "Para que eles possam conhecer um pouco mais sobre o Maio Laranja que é o mês que dedicamos ao combate e exploração de abuso sexual infantil, especificando o que é o abuso, o que é exploração, para que eles conheçam um pouco mais sobre a importância dos visitadores, mas também dentro das atividades do Selo Unicef é muito importante".


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá