Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Exposição “Nem Tão Doce Lar” leva conscientização sobre violência doméstica à população

Postado em 18/05/23

Objetivo da mostra é levar aos gravataenses a visualização de um ambiente que pode conter traços de violência doméstica

Estamos no mês de maio e durante esse período é vivenciada a campanha Maio Laranja que marca a luta pelo fim da violência abusiva infanto-adolescente, com seu ápice no dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. Dentro dessa temática, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, através da Casa da Juventude, realiza uma série de ações educativas e discursivas acerca dos direitos de quem sofre o abuso, a punição para o abusador e como impedir que atos como esse aconteçam.


Por isso, em parceria com a ONG Pro Ludus – O Caminho, a gestão municipal realizou nesta quarta (17) uma ação educativa na Casa da Juventude. A mostra “Nem Tão Doce Lar”, da Fundação Luterana de Diaconia – FLD, que faz alusão à expressão “lar doce lar”, mostrou aos visitantes a percepção de elementos presentes dentro do ambiente doméstico que denotam a existência de violência doméstica, com crianças, atores e atrizes, interpretando menores que foram vítimas de abusos e violência.


A exposição monta ambientes que ilustram uma casa com cômodos que parecem ter passado por situações de embates violentos, com alguns objetos quebrados, brinquedos jogados, latas de bebida alcoólica, roupas rasgadas e muita bagunça com móveis jogados. A proposta é que os visitantes da exposição pudessem identificar no seu lar, ou em lares que porventura possam visitar, a existência ou não de violência doméstica.


Josefa Silva é coordenadora da Pro Ludus - O Caminho, ONG que funciona no bairro do CAIC. À frente da exposição, ela fala sobre a temática abordada. ”Essa exposição traz à tona aquela famosa plaquinha ‘Lar Doce Lar’ com uma oposição a isso, porque na verdade as casas que deveriam de fato ser um lar doce, infelizmente não fazem parte da realidade de nosso país, onde os índices de violência crescem cada vez mais e essa exposição tem o objetivo de chamar a atenção da população, sensibilizar as pessoas para abrirem seus olhos e realizarem a denúncia. Não dá pra gente apenas ficar olhando e fazendo de conta que isso não está ao lado da nossa casa, é importante que a gente realize a denúncia de violência contra a mulher ou contra idosos e crianças.”


Artur Felipe, coordenador da Casa da Juventude, fala em nome da gestão municipal sobre essa parceria e a campanha do Maio Laranja. ”A Secretaria de Assistência Social e Juventude, através da Casa da Juventude, dentro da programação do Maio Laranja, hoje está recebendo a Pro Ludus, com a exposição Nem Tão Doce Lar, apresentando realidades vividas dentro do nosso município e fora desse contexto, também, de violência contra crianças e adolescentes, conscientizando um pouco mais esses adolescentes e jovens para que possam denunciar e conhecer como é a realidade vivida dentro de alguns lares.”


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil