Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Diante de denúncias de perturbação de sossego, ação de fiscalização é realizada, a pedido do Ministério Público, em estabelecimentos da Rua do Norte


Postado em 07 de maio de 2023


Vizinhança depositou no MPPE reclamações sobre o volume do som dos shows e veículos estacionados em locais proibidos e a ação de fiscalização ocorreu no sábado (06)
 
A Rua do Norte hoje é conhecida como a “rua dos barzinhos”. Esse fato tem atraído muitas pessoas e, com isso, atrações culturais para animar os ambientes. Porém os moradores do local que reclamam do volume da música nos estabelecimentos e do estacionamento em frente a garagens e locais proibidos, o que causa transtornos no trânsito, realizaram uma denúncia junto ao Ministério Público de Pernambuco - MPPE que solicitou à Polícia Militar uma ação de fiscalização dos atos denunciados, o órgão também solicitou à Prefeitura, desde 30 de março, informações sobre alvará de funcionamento, conforme o Ofício nº 02262.000.114/2023-0004.
 
A PM, por sua vez, convocou no último dia 03, por meio do Ofício 052/2023, e solicitou à Prefeitura de Gravatá o apoio dos órgãos competentes para realizar a ação no cumprimento de todos os trâmites legais. A partir daí, o comando da 5ª CIPM se reuniu com representantes das Secretarias de Controle Urbano, de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico, com o Conselho Tutelar, com a Vigilância Sanitária e com a Guarda Civil Municipal - GCM para planejar de forma ordeira e segura a fiscalização.

 
Na noite deste sábado (06/05), as autoridades compareceram ao local para averiguação dos decibéis dos equipamentos de som, do uso irregular de calçadas e de estacionamento em locais proibidos. A verificação ocorreu de forma tranquila para que tudo se resolvesse dentro da legalidade.

  
Diante das solicitações do MPPE e da PM à Prefeitura de Gravatá, o comandante da GCM, André Paiva, fala do papel do órgão nessa inspeção. “Essa ação acontece através de denúncias junto ao Ministério Público, realizadas por moradores que vivem no entorno da Rua do Norte sobre invasões de passeio público e poluição sonora, gerando uma possível perturbação do sossego. O Ministério Público de Pernambuco solicitou aos órgãos fiscalizadores competentes que tomem as providências cabíveis para resolver os possíveis conflitos gerados na citada rua. Portanto, o papel da GCM nesta operação foi em preservar a segurança de todos envolvidos, sejam os servidores, comerciantes e o público em geral e fiscalizar o trânsito sobre estacionamento irregular nos passeios de pedestres, garagens e demais locais proibidos”.

 
O diretor da Agência Municipal de Meio Ambiente, Artur Teixeira, fala sobre a solicitação para a execução da ação. “É importante destacar que a Rua do Norte está inserida em área que, de acordo com o Plano Diretor, deveria ser de uso residencial e está dentro do perímetro de 300m da igreja existente na localidade, o que nos termos da Lei Estadual 12.789/2005 corresponde à chamada Zona de Silêncio. O Ministério Público de Pernambuco recebeu denúncias dos moradores e enviou o ofício N° 02262.000.114/2023-0004 pedindo providências por parte dos órgãos fiscalizadores. Por isso, atendendo ao chamado do MPPE e da Polícia Militar, estamos realizando esta ação”.

 
Vital Medeiros, secretário de Controle Urbano, fala do papel da secretaria e as orientações segundo a legislação. “É importante deixar a informação para a sociedade que o Controle Urbano é o órgão do município responsável pela licença de ocupação das calçadas no que diz respeito a mesas e cadeiras de bares e restaurantes. Se faz um levantamento no local sobre a largura da calçada e a legislação estabelece um limite máximo, pois é preciso garantir a acessibilidade pra os pedestres. Estamos com essa fiscalização, pois tem locais que ocupam toda a calçada e estamos orientando os estabelecimentos.”

 
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil