Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: VIVA A CULTURA POPULAR

Postado em 30 de maio de 2023

Sempre aos sábados, o Centro de Gravatá se transformava em um turbilhão de cultura popular

Houve um tempo em que a Feira de Gravatá, aos sábados, era o maior evento seminal atraindo pessoas de várias regiões da cidade e também frequentadores de outras cidades circunvizinhas. Na feira, se vendia de tudo e de tudo se comia, bebia e se ouvia. 


Sempre aos sábados, o Centro de Gravatá se transformava em um turbilhão de cultura popular, onde as diversas manifestações culturais se apresentavam aos frequentadores daquela feira que movimentava a economia municipal, como um verdadeiro vetor de força. 

Entre as atrações culturais da feira daquela época, haviam os repentistas e os emboladores. Talvez, a nova geração não tenha conhecimento a cerca de quem são esses artistas e o estilo cultural que eles trazem consigo. Infelizmente. 

Há alguns anos, estava visitando Gravatá e fui à feira em busca de Literatura de Cordel, pois havia prometido levar para o Canadá alguns livretos desse gênero literário para presentear alguns amigos. Após andar por algumas ruas e com alguma persistência, consegui encontrar apenas uma única barraca onde se vendia Cordel. Fiquei muito contente e acabei por comprar o estoque inteiro do vendedor, uma vez que não poderia perder a oportunidade. Eu o indaguei o motive pelo qual era tão difícil se encontrar Literatura de Cordel na feira e ele, com semblante triste, me disse: “moço, essas manifestações culturais não estão sendo levandas a diante, porque os jovens não se interessam por elas e também não são mais ensinados a gostar.”


Ouvir isso me deu pena! O jovem précisa ser ensinado e motivado a cultuar as nossas tradições culturais, pois elas são a nossa identidade enquanto povo e pátria. É imperativo que as aulas de Educação Artística volte a fazer parte do Currículo Escolar, para que o aluno, desde cedo, comece a tomar gosto pelas nossas raízes e pela nossa cultura. 

É imprescindível que as comemorações da Semana do Folclore voltem a figurar nas escolas da cidade, para que possamos formar cidadãos conscientes e orgulhosos de suas manifestações culturais e que elas não caiam no esquecimento, para daqui a 20 anos, não tenhamos que encontrar com duro esforço, algum repentista ou embolador esquecido em um canto qualquer da feira.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193