Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: AS CANÇÕES DA MINHA INFÂNCIA

Postado em 23/05/23

Essas estrelas da Música Brasileira se tornaram imortais, principalmente pela qualidade vocal, assim como pela qualidade das músicas

Houve um tempo de ouro, no qual o Cancioneiro Brasileiro viveu sua grande plenitude. Foi a Era do Rádio, quando as grandes vozes embalavam o imaginário do público presente ao auditório da antiga Rádio Nacional e nas residências, com o rádio sintonizado nas grandiosas e calorosas competições musicais.


Mais tarde, vieram os grandes festivais da canção da TV Record. Quem se lembra de Jair Rodrigues defendendo a sua “Disparada” e da imortal Elis Regina, arrebatando a todos com “Arrastão”? Mais especificamente nas competições da Rádio Nacional, grandes nomes se destacaram, como Ângela Maria, Dalva de Oliveira, Maysa, Elizeth Cardozo e Aracy de Almeida. 

Essas estrelas da Música Brasileira se tornaram imortais, principalmente pela qualidade vocal, assim como pela qualidade das músicas que cantavam e que para sempre estarão a cintilar a constelação musical do Brasil. 

Entre os cantores, nomes como Orlando Silva, Jair Rodrigues, Edu Lobo, Oswaldo Montenegro, Emilio Santiago e Alceu Valença, fincaram seus nomes no Panteão Artístico Brasileiro e para sempre lá estarão, servindo como referências para as gerações futuras. Aliás, a geração “musical” atual está precisando beber dessa fonte, pois esses “cantores e cantoras” que aí estão, como produtos de mídia, sem talento e sem valorizarem a qualidade musical, não podem se perpetuar e jamais serão referências positivas para as pessoas de bom gosto. 


Outro exemplo, refere-se ao “desvio de conduta” da Música Sertaneja, uma vez que em nada faz mais relação à Música de Raiz. Observem as letras dos sertanejos atuais e verão que não se faz mais referência à plantação ou ao homem do campo. Os cantores caipiras de outrora, deram lugar a “cantores” de calça apertada e músculos à mostra. 

O que se apresenta hoje como Música Sertaneja, não passa de um punhado de canções que remetem às traições amorosas, à bebida, à “sofrência”, palavra aliás que nem faz parte do Dicionário da Língua Portuguesa, ainda, pois tudo o que não presta e induz ao uso errôneo da nossa Língua-Mãe, sempre tem lugar de destaque. 

E como um invólucro de mal gosto, a Música Brasileira se transformou em uma cantada sexual barata, tendo a BUNDA como vetor de força para proliferar a péssima qualidade desses “artistas”, os quais se atamancam do esgoto para poluir o ar que adentram os nossos ouvidos cansados de ouvir o que não presta. 


São todos subprodutos que surgem em nome do marketing maldito, que se alimenta da ignorância de muitos e da falta de cultura de tantos mais. Enquanto isso, nos rincões desse imenso Brasil, aqueles que tem o dom de cantar e encantar, continuam no anonimato porque, “infelizmente”, eles prezam pela qualidade, mas não têm vez, enquanto a maior parte do público brasileiro prefere se alimentar de lixo musical.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...