Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá está dentro do contexto tecnológico mundial e tem curso de Manutenção de Computadores e como usar impressora 3D

Postado em 12/04/23

34 jovens estão tendo a oportunidade de realizar esse tipo de curso perto de casa, de forma gratuita e com possibilidade de ser absorvido pelo mercado

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gravatá, realiza o Curso de Manutenção de Computadores e como usar impressora 3D, com a participação de 34 jovens.


A abertura do curso aconteceu na noite da segunda (10), na Casa da Juventude, onde serão realizadas as aulas, com a participação do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, do coordenador do espaço e mobilizador do selo UNICEF em Gravatá, Artur Felipe, e de João Pedro, que será o instrutor do curso.

 
Larissa Tenório é auxiliar administrativo e é uma das três mulheres que vai fazer o curso. “Já faço curso de análise e desenvolvimento de sistemas e ultimamente eu tenho me interessado bem mais pela área. Acho que esse curso vai me ajudar bastante e foi uma ótima oportunidade para todos os jovens. Só tem três mulheres na turma e isso é triste, mas fico feliz também por saber que mais mulheres têm se interessado”.   


Rafael Cauã, estudante, é outro aluno que vai se dedicar à área e vê o empenho da gestão em promover esse tipo de curso em Gravatá. "Já procurei muito dessa área e fechei estudos no ensino médio na Escola Técnica de Gravatá cursando rede de computadores. Continuo procurando e quero me aprofundar mais na área de ciências da computação, pois sempre me interessei mais pela programação e foi o que achei quando encontrei esse curso. Eu vejo que normalmente tem pouca movimentação nessa área aqui, porém tomar uma iniciativa dessa, com investimento em uma área que já é antiga, mas algumas pessoas acham cavernosa, que parece ser difícil, então tomar a iniciativa pelo município já abre mão de não ter que correr atrás fora do município. Fica mais fácil”.  


De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gravatá, Janael Martins, existe a possibilidade de ampliar a oferta de cursos nessa área. “É o primeiro espaço que a gente monta com a pegada da impressora 3D, de trazer o pessoal para aprender eletrônica, parte de manutenção de micro e é um apoio que o prefeito dá ao criar esse espaço aqui em Gravatá. Eu acredito que esse será o primeiro de muitos. A ideia que o prefeito tem é de levar isso para as comunidades, em bairros espalhados pela cidade para dar continuidade ao nosso projeto. Esse curso está começando com fila de espera já e comentei com os alunos que priorizem, a gente espera que não tenha desistência porque o assunto é apaixonante, mas a gente está com a fila de espera maior do que a turma que foi criada. Estamos criando turmas nos horários da tarde e da noite e o número já ultrapassa a de inscritos”.  
 

O prefeito Joselito Gomes, que vê potencial na área, disse: “Uma grande oportunidade que a gestão está dando através da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o secretário Janael e toda sua equipe, tendo um olhar para nossa juventude e temos aí 34 jovens já iniciando esse curso por três meses. Quem se prepara e se qualifica não sobra no mercado, principalmente nessa área da tecnologia. Assim vamos seguindo nosso trabalho, porque nosso compromisso é com as pessoas”. 


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil