Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá avança na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Postado em 20/04/23

Projeto Tecnologia de Informação Assistiva é voltado totalmente para políticas públicas em prol desse público utilizando coleta de dados

O Projeto Tecnologia de Informação Assistiva, totalmente voltado para coleta de dados utilizando a Inteligência Artificial para mapear as necessidades das pessoas com deficiência e TEA, uma iniciativa da Tarso Inclusão, com apoio da rede de proteção Conta Comigo, foi apresentado à sociedade de Gravatá, na noite da quarta (19), na Câmara de Vereadores, e contou com a presença de mães, pais e representantes de instituições que trabalham com as pessoas com deficiência na cidade. 


O vereador Nino da Gaiola foi o responsável em apresentar o projeto ao poder legislativo de Gravatá, o qual teve aprovação por unanimidade.


Estavam presentes na mesa o anfitrião da apresentação, o vereador Nino da Gaiola, o professor Paulo de Tarso, Eliane Soares, que é mãe de autista, Adriano Dutra, que é autista e pai de autista, além de Carla Regina Tenório, professora e presidente da Conte Comigo. 


O professor Paulo de Tarso, que é deficiente visual e presidente da Tarso Inclusão, apresentou o projeto inovador. Ele explicou o que é Tecnologia de Informação Assistiva. “Vamos trabalhar em várias camadas, mas o que vamos utilizar nesse caso é a Inteligência Artificial para pegar as potencialidades das pessoas com deficiência. O que fazemos com isso? Pegamos os dados e traduzimos em forma de trabalho. Ou seja, a potencialidade do autista, de um surdo, de uma pessoa cega, então a gente pega ela, juntamente com esses dados pela metodologia que criamos junto à Universidade e a gente gera esse banco de dados para que futuramente essas crianças que estão sendo assistidas hoje vão precisar trabalhar e vão ter acesso maior ao que ela pode potencialmente fazer. Hoje em dia, os dados de uma pessoa são o novo petróleo, então quem tiver acesso e saber buscar esses dados e porque você quer esses dados, é o que a gente está fazendo. O Tarso Inclusão é voltado para quando a pessoa com deficiência vai estar acima de 18 anos, que eu e outras pessoas vimos que depois dessa idade ainda não está sendo discutido e isso fica à mercê. Então decidimos sair na frente nesse sentido”.   


O vereador Nino da Gaiola explicou porque apoiou este projeto. "Eu não tinha como deixar esse projeto ir embora de Gravatá. O professor Paulo me procurou no meu gabinete e eu acatei o projeto e disse: vamos lutar por esse projeto. Está aí, se Deus quiser vai dar certo. Estou de braços abertos com esse projeto para a gente levar diretamente ao município, à Prefeitura de Gravatá, ao prefeito Joselito Gomes para sancionar e trazer boa notícia para a população de Gravatá”.


Viviany Cavalcanti, secretária executiva de Saúde de Gravatá, esteve na audiência e falou sobre a participação da gestão municipal nesse tipo de evento. “É importante nossa presença nesse evento, principalmente para a gente que discute políticas públicas e nessa especificamente, a política pública da pessoa com deficiência, e a secretaria está inserida dentro dela”.


Pela Prefeitura de Gravatá, estavam ainda o secretário de Controle Urbano, Vital Medeiros, e o secretário executivo de Indústria e Comércio, Josias Teles. Representando o poder legislativo de Gravatá, estava o vereador Régis da Compesa. 

 
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá