Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

GCM e PM de Gravatá participam de curso de formação da Patrulha Maria da Penha

Postado em 26/08/22

Na ocasião foi anunciado que o município, a partir de hoje, conta com mais uma Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar da 5ª CIPM

Na quinta-feira (25), a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar da 5ª CIPM de Gravatá participaram de uma capacitação da Patrulha Maria da Penha. O Poder público une forças e promove aperfeiçoamento aos agentes de segurança do município. 


Esse curso tem realização da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, junto à Secretaria de Segurança e Defesa Civil, em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar de Gravatá, com o apoio da Guarda Civil Municipal de Ipojuca. 


Dentro da grade da programação do Agosto Lilás, durante todo o dia, os agentes puderam contar com um leque de conhecimentos sobre a violência doméstica, legislação da Lei Maria da Penha, atendimento da patrulha nas rondas e nas visitas, e como os mesmos devem agir em determinadas situações, desde a ocorrência até o acompanhamento. Além de proporcionar maior segurança, humanização e esperança às mulheres vítimas de violência.


A partir de hoje, Gravatá entra para a história com a instalação, ciclo de expansão, de mais uma Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar da 5ª CIPM. Um marco na gestão do Prefeito Joselito Gomes com a atuação da Secretaria da Mulher. 


Ualison Oliveira, inspetor chefe e agente da Patrulha Maria da Penha de Gravatá, fala da importância dos guardas passarem por essas capacitações: “Toda formação que vem para a corporação da Guarda Municipal é sempre bem-vindo pois nos traz um conhecimento a mais do que nós realizamos no nosso dia-a-dia. Durante nossas ocorrências envolvendo casais sempre nos deparamos com algo que agrava a situação tanto da mulher quanto do homem e esses cursos, essas capacitações nos aprimoram mais ainda a forma de atender a mulher quando ela está no momento de vulnerabilidade. Então, os cursos vêm nos trazendo e abrindo nossas mentes para atendermos melhor a cada dia as mulheres do nosso município e quem vier de fora também fazer parte do nosso município”.


A comandante da Patrulha Maria da Penha de Ipojuca, Marina Sacramento, fala o que foi explicado nesse curso de formação: “O intuito da capacitação foi trazer as informações referentes a Lei Maria da Penha, as medidas protetivas de urgência, como a Patrulha Maria da Penha atua na fiscalização dessas medidas e como a gente pode fazer no atendimento das ocorrências de violência doméstica e familiar nos municípios dando o auxílio essa mulher desde a delegacia e todos os procedimentos que ela precisa passar até chegar o momento de receber a medida protetiva e entrar na fiscalização dela”.


Para Ester Gomes, secretária da Mulher, é muito importante a promoção desses conhecimentos e de extrema grandeza Gravatá contar com duas Patrulhas Maria da Penha: “O dia de hoje foi mais um marco na gestão municipal. Dentro ainda da grade de programação das atividades do mês do Agosto Lilás e Gravatá dar mais um passo importante quando instalada a Patrulha Maria da Penha sendo essa agora da Polícia Militar. A gestão consolida mais um organismo dentro da área de segurança bem como na área de proteção. Então, ficamos muito felizes por estarmos desenvolvendo atividades de fato muito expressivas e significativas para o nosso município”.


O prefeito Joselito Gomes, com uma gestão atuante, comenta que: “Dentro do contexto do Agosto Lilás a Secretaria da Mulher do nosso município, a secretária Ester e toda sua equipe, realizando um dia de formação com a Polícia Militar e Guarda Municipal com o objetivo do fortalecimento e ampliação de um trabalho que já acontece em nosso município com a Patrulha Maria da Penha na Guarda Municipal e agora Patrulha Maria da Penha também na Polícia Militar. Assim sendo, teremos uma gestão de forças podendo ampliar o atendimento sem descuidar das políticas públicas também necessárias para que todo trabalho de prevenção aconteça e tenhamos em Gravatá uma convivência mais pacífica entre as pessoas, uma diminuição sensível do feminicídio ou qualquer outro tipo de violência em relação a mulher em nosso município. Assim vamos continuar com o trabalho porque nosso compromisso é com as pessoas”.


Por fim foi entregue os certificados pelos componentes da mesa: o prefeito Joselito Gomes, a secretária da Mulher Ester Gomes, o comandante Freitas da 5ª CIPM, o comandante da Guarda Municipal de Gravatá, André Paiva, a comandante da Patrulha Maria da Penha de Ipojuca, Marina Sacramento e o vereador Neném de Uruçu. 


Estiveram presentes a secretária executiva da Mulher, Gleyzi Gueiros e toda equipe, a comandante da Patrulha Maria da Penha de Gravatá, Flávia. 


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...