Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Secretaria de Saúde de Gravatá promove dinâmica pelo Setembro Amarelo


Postado em 11/09/21


Momento propiciou conhecimentos sobre a data com funcionários que trabalham na área


De acordo com o site oficial da campanha, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. 


Apesar da campanha acontecer durante todo o ano, o dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 

Como forma de lembrar a data, a Prefeitura de Gravatá promoveu, por meio do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, uma manhã de ação voltada para o tema com funcionários da Secretaria de Saúde do município.


As dinâmicas foram realizadas pela pedagoga e técnica de referência no serviço do CAPS de Gravatá, Patrícia Silva, e pela psiquiatra, Eliete Machado. A responsável pelo administrativo do centro, Simone Diniz, também esteve presente. 

Patrícia Silva explicou que “nós trouxemos essa ação para realizar com os funcionários da Secretaria de Saúde de Gravatá, em alusão ao Setembro Amarelo, quando a gente trabalha a valorização da vida, mês que foi adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Hoje, a gente trabalhou técnicas de como cuidar da nossa saúde mental e como a gente deve cuidar da sua prevenção. Temos um panfleto com 10 maneiras da gente cuidar da gente e também uma dinâmica de relaxamento, como a Ioga do Riso, a importância do sorriso principalmente depois desse processo de pandemia, quando a gente não tem muitas razões para o sorriso, mas existem técnicas que a gente precisa ativar essa maneira de olhar a vida e que isso nos traz bem estar.”


Ainda sobre as ações deste fim de semana, Patrícia diz que “Neste sábado, na Feira Livre, o CAPS também vai fazer essa ação junto com toda a população lembrando da importância da valorização à vida, então a gente está aqui pra falar da prevenção. Falamos de coisas boas, maneiras adequadas para que a gente possa lembrar que a vida sempre vale a pena e como lema deste ano diz: Você não está sozinho, sua vida tem valor”.


Clemilda Lira é Ouvidoria do SUS na Secretaria de Saúde de Gravatá e foi uma das funcionárias que participou da ação.  “Hoje, pra mim, foi um momento de muita relevância, um aprendizado muito bom e o que me chamou atenção é o cuidar que é pra gente cuidar um do outro e também de nós mesmos. Foi um momento excepcional, foi uma manhã maravilhosa e saímos daqui renovados. A gente precisa olhar para o outro e a gente se ouvir mais um pouquinho, porque no mundo hoje as pessoas estão muito ocupadas e não estão mais pensando no outro. Então foi um momento muito importante mesmo pra todos nós que fazemos parte da Secretaria de Saúde Gravatá”.


O Centro de Atenção Psicossocial de Gravatá - CAPS funciona na Rua Izaltino Poggi, 33, ao lado do Posto I, no bairro do Prado. O atendimento é de segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 16h. Psiquiatra, psicólogo, assistente social e arte-terapeuta são os profissionais que estão de braços abertos para receber quem precisa e sente a necessidade de ajuda.

Acompanhe a seguir a programação da Prefeitura de Gravatá para a campanha Setembro Amarelo 2021 para o público e instituições: 

Para o público:

11/09 - Entrega de panfletos da campanha aproximando do sujeito em acolhimento na Feira livre; 

14/09 - Gabinete do prefeito no Paço Municipal;

17/09 - Ações com equipe e usuários no CAPS II 

24/09 - Dia ‘’D’’, às 8h30, com ação no semáforo da Praça Matriz e conscientização em valorização da vida nas escolas estaduais: Erempaf, Devaldo Borges, ETE, Arão Lins de Andrade. 

Para as Instituições:

13/09 - 9h, Clínica da Mulher 

14/09 - 9h, Posto I 

14/09 - 14h, CAPS II Público LGBTQIA +  

20/09 - 9h, PSF Mandacaru 

20/09 - 9h30, CIG 

21/09 - PSF Patricia Nely 

23/09 - PSF Caic 



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil