Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA:. VAMOS FALAR PORTUGUÊS


Postado em 16/09/21

Já passou da hora de acabar com essa total falta de respeito com o nosso idioma oficial.

A nossa língua oficial, o Português, é a nossa grande identidade enquanto Povo, Nação, Pátria e Estado. Por osmose, a Língua Portuguesa se torna a maior referência brasileira no cenário mundial, pois além de fazer parte da nossa raiz, também é parte fundamental nas nossas manifestações culturais. Minha pátria! Minha língua!

Como brasileiro, ouso perpetrar que falar Português é um privilégio, antes mesmo de uma identidade-pátria. A nossa língua é uma das mais ricas do mundo, se não a mais rica, devido à sua complexidade. E isso a torna ainda mais rica e bela. 


Contudo, temos testemunhado uma “invasão” da Língua Inglesa no cotidiano dos brasileiros, com uma enxurrada de expressões e nomes estrangeiros que teimam em ofender os ouvidos de escritores, professores, acadêmicos e letristas, os quais tem como instrumento de trabalho, a Língua Portuguesa. E tudo isso sob a alegação de se tratar de estratégia de marketing, pois tudo que é escrito em inglês, faz sucesso no Brasil. Chamo isso de FALTA DE CULTURA E FALTA DE IDENTIDADE PRÓPRIA. 

Recentemente, testemunhei um debate na Câmara de Deputados a respeito da regulamentação das aulas em domicílio, quando fiquei muito surpreso, para não dizer raivoso, ao ver uma Deputada se referir a tal projeto como “home schooling.” Ou seja, além de ofensiva, a Deputada foi muito controversa ao debater um projeto de ensino para estudantes brasileiros usando expressão estrangeira. E isso tudo inclui também, os comerciais de produtos com nomes estrangeiros e programas televisivos como: “Big Brother Brasil,” “The Voice Brasil”, The Voice Kids” e “The Masked Singer.” Vale lembrar que este último é constantemente falando com pronúncia errada.

Em países como a Itália, por exemplo, o “Big Brother” é chamado de “Grand Fratello”. Ou seja, eles traduzem os nomes estrangeiros para o idioma local e isso é amparado por lei. É exatamente isso que está faltando no Brasil! Uma legislação que proteja o nosso idioma e que torne obrigatória, a tradução para o português, de tudo que vem de fora. TUDO! 

Já passou da hora de acabar com essa total falta de respeito com o nosso idioma oficial. É preciso acabar de uma vez por todas, com essa cultura de prestigiar o que vem de fora e por de lado ou no esquecimento, o que é nosso de verdade. E isso não se refere apenas ao nosso idioma; também se refere às nossas tradições culturais, pois é mais comum vermos a imprensa nacional homenagear e dar destaque todo ano, ao aniversário da imigração japonesa no Brasil, do que falar do Dia Nacional do Frevo (14 de setembro), por exemplo. 


Falar um idioma estrangeiro, como o Inglês, é fundamental para o mundo dos negócios. Isso abre oportunidades de crescimento profissional. Por outro lado, culturalmente falando, essa regra não se aplica. Portanto, os congressistas brasileiros precisam por um freio nessa prática e paralelamente, criarem um programa nacional de ensino da Língua Portuguesa de forma a mobilizar todo o país, objetivando o enriquecimento do nosso idioma junto ao nosso povo.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá