Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA:. VAMOS FALAR PORTUGUÊS


Postado em 16/09/21

Já passou da hora de acabar com essa total falta de respeito com o nosso idioma oficial.

A nossa língua oficial, o Português, é a nossa grande identidade enquanto Povo, Nação, Pátria e Estado. Por osmose, a Língua Portuguesa se torna a maior referência brasileira no cenário mundial, pois além de fazer parte da nossa raiz, também é parte fundamental nas nossas manifestações culturais. Minha pátria! Minha língua!

Como brasileiro, ouso perpetrar que falar Português é um privilégio, antes mesmo de uma identidade-pátria. A nossa língua é uma das mais ricas do mundo, se não a mais rica, devido à sua complexidade. E isso a torna ainda mais rica e bela. 


Contudo, temos testemunhado uma “invasão” da Língua Inglesa no cotidiano dos brasileiros, com uma enxurrada de expressões e nomes estrangeiros que teimam em ofender os ouvidos de escritores, professores, acadêmicos e letristas, os quais tem como instrumento de trabalho, a Língua Portuguesa. E tudo isso sob a alegação de se tratar de estratégia de marketing, pois tudo que é escrito em inglês, faz sucesso no Brasil. Chamo isso de FALTA DE CULTURA E FALTA DE IDENTIDADE PRÓPRIA. 

Recentemente, testemunhei um debate na Câmara de Deputados a respeito da regulamentação das aulas em domicílio, quando fiquei muito surpreso, para não dizer raivoso, ao ver uma Deputada se referir a tal projeto como “home schooling.” Ou seja, além de ofensiva, a Deputada foi muito controversa ao debater um projeto de ensino para estudantes brasileiros usando expressão estrangeira. E isso tudo inclui também, os comerciais de produtos com nomes estrangeiros e programas televisivos como: “Big Brother Brasil,” “The Voice Brasil”, The Voice Kids” e “The Masked Singer.” Vale lembrar que este último é constantemente falando com pronúncia errada.

Em países como a Itália, por exemplo, o “Big Brother” é chamado de “Grand Fratello”. Ou seja, eles traduzem os nomes estrangeiros para o idioma local e isso é amparado por lei. É exatamente isso que está faltando no Brasil! Uma legislação que proteja o nosso idioma e que torne obrigatória, a tradução para o português, de tudo que vem de fora. TUDO! 

Já passou da hora de acabar com essa total falta de respeito com o nosso idioma oficial. É preciso acabar de uma vez por todas, com essa cultura de prestigiar o que vem de fora e por de lado ou no esquecimento, o que é nosso de verdade. E isso não se refere apenas ao nosso idioma; também se refere às nossas tradições culturais, pois é mais comum vermos a imprensa nacional homenagear e dar destaque todo ano, ao aniversário da imigração japonesa no Brasil, do que falar do Dia Nacional do Frevo (14 de setembro), por exemplo. 


Falar um idioma estrangeiro, como o Inglês, é fundamental para o mundo dos negócios. Isso abre oportunidades de crescimento profissional. Por outro lado, culturalmente falando, essa regra não se aplica. Portanto, os congressistas brasileiros precisam por um freio nessa prática e paralelamente, criarem um programa nacional de ensino da Língua Portuguesa de forma a mobilizar todo o país, objetivando o enriquecimento do nosso idioma junto ao nosso povo.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu