Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Após seis anos, chega ao fim impasse sobre retirada de enxames de abelhas em passarela na BR-232, em Gravatá


Postado em 14/08/ 21


 Definições aconteceram em reunião de pactuação entre as instâncias municipal, estadual e federal
 
 
O prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes, teve reunião com autoridades das esferas municipal, estadual e federal, além de especialistas em abelhas e representantes da empresa Vertical, na manhã da última quinta-feira (12), no gabinete do Paço Municipal.

 
A reunião aconteceu para definir como será a retirada dos enxames de abelhas africanas que estão instalados na passarela que fica na BR-232, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um impasse que acontecia desde 2015. 
 
Neste intervalo de seis anos, quatro pessoas foram atacadas no local: uma mulher, duas crianças, sendo uma delas atacada duas vezes em momentos diferentes, e um idoso de 78 anos, que não resistiu aos ferimentos provocados pelas ferroadas e faleceu.
 
De acordo com especialistas do Centro de Estudos de Insetos Sociais da Universidade Estadual Paulista (UNESP), as abelhas africanas atacam em maior número e em apenas 30 segundos são capazes de injetar oito vezes mais toxinas nas vítimas.

 
Por isso, o prefeito Padre Joselito cobrou rapidez para resolver a questão, pois além do risco de levar ferroada das abelhas durante a passagem na passarela, os moradores do Sítio Casa Nova, principalmente, correm risco de atropelamento ao tentar a travessia pela pista de alta trafegabilidade de veículos quando evitam o trajeto da passarela.

 
Participaram da reunião o secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Major Gilmar Oliveira, o executivo da pasta, Irnaldo Pedro, o coordenador de Defesa Civil de Gravatá, Elizeu Vieira, representantes do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), além de representantes da procuradoria do município, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e da empresa Vertical. 

 
Tarcísio Batista, apicultor há mais de 20 anos, será o profissional responsável pela erradicação dos enxames no local. Ele explica como será a atuação. “Vamos realizar a vedação provisória na estrutura da passarela, para que aconteça a retirada das abelhas e o DER virá fazer a inspeção na estrutura. É um trabalho delicado, porque só em uma passarela existem nove enxames e as abelhas africanas são imprevisíveis e tem uma grande quantidade de fuga no local. A média de 15 a 30 dias creio que será suficiente para resolver todo o problema da passarela”. 

 
O secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Major Gilmar Oliveira, falou das definições da reunião. “Ficou decidido, nesta reunião proveitosa, que o município vai arcar com as despesas relativas à empresa que fará a retirada das abelhas, o DER-PE terá participação na manutenção da estrutura da passarela, através de vistoria técnica, para que veja a possibilidade das fissuras serem fechadas e as abelhas não retornem. A ação é urgente e necessária, porque as pessoas estão se arriscando ao passar por quatro faixas em via de trânsito intenso e queremos o retorno dessas pessoas pela passarela”.

 
O prefeito, Padre Joselito, afirmou que "nós acolhemos o problema já no início da gestão, fizemos uma vistoria no local e convocamos os órgãos competentes para que houvesse uma partilha de funções e chegamos a uma decisão. É preciso retirar as abelhas, depois fazer um trabalho de estruturação e recuperação da passarela, de modo que ela continue segura e do ponto de vista da engenharia isso será feito. É necessário que esse trabalho traga segurança e tranquilidade para a população que reside no Sítio Casa Nova, que precisa transitar naquele local e assim queremos continuar com o trabalho, porque o nosso compromisso é com as pessoas”. 
 
 
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu