Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Secretaria de Assistência Social realiza palestra pelos 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)



Momento é proporcionado aos visitadores e educadores sociais para obterem mais conhecimentos e reafirmaram a importância do ECA

Nesta data tão importante, 13 de julho, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude através do Programa Criança Feliz, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescentes (COMDICA), proporcionou uma manhã de conhecimentos sobre o dia em que o Estatuto de Criança e do Adolescente (ECA) completa 31 anos de muitas lutas, conquistas e evoluções ao longo desses anos.


A ocasião contou com a formação de uma mesa simbólica composta pelo secretário executivo da COMDICA, Danilo Barbosa, pela secretária da Mulher e conselheira tutelar licenciada, Ester Gomes, o coordenador do Programa Criança Feliz, Josinaldo Leão, e a secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes. Além dos visitadores e estudantes de psicologia, pedagogia, serviços sociais que fazem parte do Programa e os educadores sociais do serviço de convivência, e da presença da coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Betânia Simões.

Durante esse momento foram abordados e repassados conhecimentos sobre o ECA, das leis antigas que eram duras, rígidas, e sobre as evoluções e avanços da lei. Além de enfatizar o tema “Trabalho infantil, diga não! Proteger a infância é nossa obrigação” já que 2021 é o Ano Internacional para a eliminação do trabalho infantil, determinado pela Assembleia Geral da ONU com ações ao decorrer desta semana.


Convidada a partilhar de seus conhecimentos e experiências, a secretária da Mulher e conselheira tutelar licenciada, Ester Gomes fala: “Estar aqui no dia 13 de julho onde o Estatuto da Criança e Adolescente completa seus 31 anos. Uma data marcada por avanços e por muito ainda a ser feito nessa política infanto adolescentes. Para mim é uma alegria grande, aceitei o convite de pronto do Programa Criança Feliz e dizer que é muito satisfatório”.


Já o secretário executivo do COMDICA, Danilo Barbosa, compartilhou seus conhecimentos sobre o ECA: “O intuito da gente trazer um pouco da legislação, o que significa e os fatos pretéritos que ajudaram para que essa legislação viesse a tona e fosse instituída no Brasil, através do ECA, a doutrina da proteção integral às crianças e adolescentes”.


O coordenador do Programa Criança Feliz, Josinaldo Leão, comenta sobre o intuito desta palestra oferecida aos visitadores e educadores sociais para obterem mais conhecimentos do Estatuto: “É realmente para mostrar a esses visitadores e educadores sociais essa importância de conhecer o Estatuto e também lançar e continuar a campanha de dizer não ao trabalho infantil. A gente vai estar realizando uma ações essa semana, uma campanha lançada dia 12 de junho e contínua ao mês de julho”.


Em um momento rico e de grande importância a secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes diz: “Hoje é mais um grande momento de poder compartilhar com a população gravatense mais um trabalho realizado através do Programa Criança Feliz com parceria da Assistência Social e Juventude sobre o trabalho infantil, para dizermos não ao trabalho infantil. O Estatuto completa hoje 31 anos de muita luta, de resistência, de resiliência, um momento de muitas conquistas porque sem lutas não há conquistas. O prefeito Padre Joselito está de parabéns por nos dar essa oportunidade de mostrar nosso trabalho e trabalhar em prol de uma sociedade justa, fraterna e com seriedade porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá