Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeito Padre Joselito realiza a entrega dos certificados de conclusão do curso da Patrulha Maria da Penha



Foram entregues 31 certificados aos Guardas Municipais que concluíram o curso e estão capacitados para iniciarem a atuação no município

Quarta-feira (14) ficou marcada pela entrega dos certificados de conclusão do curso da Patrulha Maria da Penha aos Guardas Civis Municipais (GCM) realizada pelo prefeito Padre Joselito, acompanhado da secretária da Mulher, Ester Gomes, e do secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, na Prefeitura Municipal de Gravatá.


Estiveram presentes o comandante da GCM, André Paiva, o inspetor chefe, Ualison Oliveira, a assessora jurídica Soraya Aragão, a psicóloga Juliana Vieira, e os vereadores Cabritinha, Nego Suíno, Neném de Uruçu e Zé da Saúde.


Foram entregues 31 certificados aos Guardas Municipais que concluíram o curso e estão capacitados para iniciarem a atuação no município;

Durante esse momento foram expostos números de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica em seis meses da Secretaria da Mulher, bem como números de solicitações de medidas protetivas. A Patrulha Maria da Penha conta com veículo padronizado para a atuação do serviço pela Guarda Municipal.

Agora, com a Patrulha Maria da Penha ativa, o intuito é diminuir a violência doméstica no município devido aos números expressivos no índice da violência contra a mulher ocorridos nos últimos anos, oferecer complementaridade e apoio ao Poder Judiciário nas ações de políticas públicas de proteção e enfrentamento da violência contra as mulheres. Além de garantir atendimento humanizado e integrado à mulher em situação de violência, que tenha requerido Medida Protetiva de Urgência, observado o respeito aos princípios da dignidade da pessoa humana, da não discriminação, bem como autonomia e autodeterminação das mulheres.


Flávia Regina, GCM, comenta sobre o intuito deste patrulhamento à disposição da sociedade: “Com a criação da Patrulha Maria da Penha, nós da Guarda Civil Municipal pretendemos diminuir os índices de violência doméstica em nossa cidade. Esse programa é muito importante para a sociedade gravataense”.


Em um momento expressivo e de grande conquista para a população gravataense, a secretária da Mulher, Ester Gomes, diz: “Esse momento de certificação da GCM consolida a instalação efetiva da Patrulha Maria da Penha e vem como mais uma ferramenta de combate e superação contra o cometimento de violência a mulher. Então, agora, inicia-se de fato o direito de atuação direta da Guarda, da Patrulha Maria da Penha através de chamados, de casos, onde mulheres que são vítimas de violência tem todos os seus direitos violados”


Gilmar Oliveira, secretário de Segurança e Defesa Civil, fala deste ato de entrega do certificado aos Guardas Municipais e do compromisso com a causa. “Este ato registra mais um compromisso da Prefeitura de Gravatá, do Padre Joselito, com as pessoas e principalmente com as mulheres. A certificação dos Guardas Municipais do curso que realizaram o mês passado, do curso Maria da Penha para a proteção às mulheres. Então, mais um compromisso de governo está sendo realizado e as secretarias de Segurança e da Mulher junto a Guarda Municipal estarão atentos para diminuir os índices da violência contra a mulher”.


O prefeito, Padre Joselito, fala da entrega dos certificados e como a atuação vai contribuir ao município: “Está sendo um ganho enorme para Gravatá poder contar com a Patrulha Maria da Penha em nosso município. A Guarda Municipal foi devidamente preparada e por isso hoje, foi realizada a entrega dos certificados de modo que a ação da GM através da Patrulha Maria da Penha estará fazendo um trabalho tanto de prevenção quanto de defesa da mulher em nosso município. De modo que esse trabalho começa a acontecer em nossa cidade porque o nosso compromisso é com as pessoas”. 

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá