Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA; MINHA LÍNGUA, MINHA PÁTRIA


A nossa língua é tão rica! E aprender todas as suas nuances e regras, a torna ainda mais fascinante e bela. 

A minha pátria é a minha língua. Sinto muito orgulho em falar português e fazer do meu idioma a minha bandeira, a qual tremula pelos caminhos e lugares aonde eu chego, pois a nossa maior identidade enquanto povo, é a nossa língua materna. 

Falo com profunda propriedade do nosso idioma pátrio, mas acima de tudo, falo com brado retumbante ecoado em um orgulho demasiado que carrego desde menino, pois sempre fui um apaixonado pela Língua Portuguesa. Lembro bem quando aos seis anos de idade, sempre que viajava ao Recife ficava fascinado com os letreiros nos prédios e procurava ler todos, como se fora um desafio a mim mesmo, com o intuito de provar ao vento que sabia ler. Era o meu prazer, a minha Disneylândia. Coisa de menino matuto do interior. Isso me define e sempre me definirá. 

A nossa língua é tão rica! E aprender todas as suas nuances e regras, a torna ainda mais fascinante e bela. Falamos um idioma de origem latina e, quando bem falada, soa como suave melodia aos ouvidos lusófonos. Somos privilegiados por falarmos uma das línguas mais difíceis e complexas do mundo e deveríamos todos, ostentar com orgulho o prazer de falar corretamente a nossa língua. 

Ao enveredarmos pelos caminhos da poesia, do conto, da prosa e do verso, utilizamos a Língua Portuguesa como uma fonte inesgotável de vocábulos e terminologias por deveras lindas, que enriquecem ainda mais a forma com a qual nos expressamos ao mundo através das palavras, ou melhor, o reino das palavras, e sempre me expresso melhor através da escrita, pois as palavras escritas nada mais são do que o reflexo dos nossos pensamentos férteis. 

Eu saúdo todos os escritores e escritoras, os quais imortalizaram as suas obras literárias através da língua lusitana! Também, por justiça e merecimento, saúdo a Literatura de Cordel e suas rimas ricas em versos, às vezes, Alexandrinos. Saúdo os romancistas, os poetas, os repentistas e os autores e autoras teatrais, os quais nos privilegiam com seus textos maravilhosos. 

Viva a Língua Portuguesa! Que nesse dia 5 de maio não é apenas celebrada nos 8 países onde ela é falada, mas também é celebrada em todo o mundo. Pelo menos por um dia “o mundo fala português”. 

“Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo
Amo-te, ó rude e doloroso idioma”
Olavo Bilac

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil