Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Secretaria da Mulher de Gravatá promove debate sobre conquistas legais femininas.


Nomes da política e justiça pernambucanas marcaram presença na transmissão ao vivo pelas redes sociais da prefeitura.

 

A secretaria da Mulher de Gravatá promoveu, no gabinete do Paço Municipal, um debate importante e necessário no cenário atual com o tema “Mulheres e Suas Conquistas Legais”. 

O debate, que está dentro da programação da Semana da Mulher, foi transmitido ao vivo pela internet nas redes sociais da Prefeitura de Gravatá. Este formato foi adotado por causa dos protocolos de distanciamento provocados pela pandemia do COVID-19. 

Além da secretária municipal da Mulher, Ester Gomes, e a executiva da pasta, Macione Pessoa Baroni, participaram da conversa a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, a promotora de Justiça, Fernanda Nóbrega, e a delegada de polícia e deputada estadual, Gleide Ângelo. 


A promotora de Justiça, Fernanda Nóbrega, destacou duas conquistas nesta Semana da Mulher, “A aprovação no Senado Federal da lei que prevê a perseguição como crime, mas sabemos que a mulher sofre mais esse tipo de ação, seja pessoalmente, pela internet, e a outra foi a recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) orientando os promotores de justiça a atuar de forma mais efetiva nos casos de violência contra a mulher. 


A deputada estadual Gleide Ângelo, que é delegada de Polícia, destacou a ocupação feminina na polícia e em outras profissões. “Nos mulheres somos mais da metade da população, mas estamos distante de ter a distribuição igualitária nas profissões, sobretudo na política. Por isso foi louvável esse debate promovido pela secretaria da mulher e pelo prefeito padre Joselito, porque é o fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres”.   


A primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora do estado, Luciana Santos, destacou a desigualdade salarial e ainda a má distribuição dos afazeres domésticos. “A mulher foi a mais prejudicada dentro da pandemia, porque ela é quem assume, em sua maioria, profissões que são dedicadas à prestação de serviços, e esse setor sofreu muito com as restrições”. Ela sugeriu a reforma política como uma forma de mudar o atual cenário. 


A secretária Ester Gomes explicou o motivo da live. "Dado a importância do Dia Internacional da Mulher e entendendo que a luta perpassa o dia e se estende ao mês, e por causa dessa pandemia e respeitando o decreto estadual, tivemos que reorganizar todas as atividades previstas. Desse modo, fizemos uso desta ferramenta importante que é a internet e transmitimos esse debate importante para chegar na casa das pessoas”. 

A secretária complementa que “fizemos a junção de mulheres com histórias de expressividade e isso é um ganho para a secretaria da Mulher, que busca muito mais ações ao longo de sua gestão e dizer que a proposta vem nessa perspectiva de dar vez e voz a mulheres que compõem esses organismos institucionais de tamanha relevância”. 

O prefeito padre Joselito destacou que “devemos refletir sobre a violência contra a mulher, que é algo crescente, mas que por meio da secretaria da Mulher iremos desenvolver políticas públicas que trabalham na prevenção. Estaremos cultivando a cultura da não violência. Parabenizo a secretaria e a equipe pela programação especial, sobretudo esse debate”. 



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva / Anderson Souza(SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá