Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeito e secretário de Turismo de Gravatá recebem presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).


Intuito deste encontro foi apresentar o projeto do trem turístico para o município e viabilizar convênio de operação técnica.

Na terça-feira (17), o prefeito Padre Joselito e o secretário de Turismo, Júnior Darita, receberam o Presidente da CBTU, José Marques para um café da manhã no Rei das Coxinhas. Na ocasião foi apresentado o projeto e o Convênio de Operação Técnica para recuperar e operar um trecho ferroviário para implementação do trem turístico na Serra das Russas.


A gestão também se preocupa com a inclusão social da população, já que algumas comunidades do município se localizam em cima da linha férrea. Então, o primeiro passo é resolver essa questão oferecendo qualidade de moradia, dignidade e inclusão social, para depois trabalhar o projeto do passeio turístico.


Também estiveram presentes, acompanhando o presidente da CBTU, José Marques, o gerente regional de Manutenção da CBTU Recife, Fábio Dantas, o gerente operacional de Transporte da CBTU Recife, Carlos Eduardo, o coordenador Operacional de Aprovisionamento da Manutenção, Alexandre José.

O deputado Estadual, Waldemar Borges participou do encontro junto à equipe da Prefeitura de Gravatá na qual também estiveram presentes, o secretário executivo de Administração, Gilberto Lima, o comandante da Polícia Militar (5ª CIPM), Major Kleber Freitas, o Chefe de Gabinete, Lucas Noia, o secretário executivo de Turismo, Ricardo Machado e o turismólogo, Patrick Macedo.


Waldemar Borges, falou desse momento com a CBTU: “Esse encontro representa um dos primeiros passos para a gente tirar do papel esse sonho antigo da cidade que é o de ter esse trem de turismo. Gravatá tem um percurso com linhas férreas mais lindas que existem no Brasil. Para tirar esse sonho do papel e torná-lo realidade é preciso muita articulação para realizar a construção. Tenho certeza que estamos começando a caminhar num rumo de transformar em realidade nosso trem do turismo em Gravatá”, explicou.


O presidente da CBTU, José Marques, destaca a importância desse projeto apresentado pela Secretaria de Turismo. “Para a CBTU é uma realização de um sonho dos ferroviários em colocar esse trecho em operação. A importância maior é exatamente para o gravataense que vai ter um trem turístico que é um sonho de longas datas. Vamos oferecer o convênio de cooperação técnica para que a Prefeitura possa viabilizar o trem turístico e eu tenho certeza que vai ser um ganho imenso para a população”, disse.


Júnior Darita, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, destaca a união de forças para realização do projeto e o olhar para as comunidades que ali vivem. “Nós estamos aqui reunidos para discutir, viabilizar e fazer os convênios necessários para que o passeio do trem das Serras das Russas aconteça. É um passeio importante para o turismo de Gravatá. Não podemos esquecer das questões sociais com relação às duas comunidades que ficam em cima da linha e vamos resolver para dar moradia, dignidade a essas pessoas para depois trabalhar o passeio. É uma coisa muito grande, que precisava da participação da Prefeitura de Gravatá, do Governo do Estado, do Ministério do Turismo, CBTU, NTT, mas principalmente de vontade e nossa gestão tem essa vontade e esse compromisso com as pessoas”.


Padre Joselito, prefeito de Gravatá, ressalta o encontro único com a CBTU e Governo do Estado sobre o convênio de cooperação técnica e os benefícios à cidade. “Nosso encontro é histórico para o município de Gravatá, estamos aqui olhando, analisando o projeto, a estrutura que temos. Nós vamos contar com o apoio dos setores ligados ao sistema do trem, além da captação de recursos. Então, para Gravatá é um ganho, uma vitória poder cuidar desse trecho histórico, uma estrutura que está abandonada há muitos anos e nós agora estamos querendo retomar e teremos a presença de pessoas que vêm nos visitar e conhecer essa natureza maravilhosa. Russinhas também ganhará muito no sentido de que a comunidade será reativada como no passado. E daí vem a geração de renda, oportunidades de trabalhos, o turismo de fato funcionando melhor em nosso município”, ressaltou.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu