Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Posto 1 inicia atendimento inédito de reumatologia em Gravatá



Os pacientes do SUS que precisavam desse tipo de atendimento tinham que se deslocar para outra cidade.

O atendimento da especialidade de reumatologia, oferecido pela Prefeitura de Gravatá por meio da secretaria de Saúde, começou nesta segunda-feira (08), no Centro de Saúde Fernando da Veiga Pessoa, mais conhecido como Posto 1. 


Serão atendidos os pacientes que sofrem de dores nas articulações, como quadril, joelho e pé, nos tecidos conectivos, mais conhecidos como juntas, nos músculos, nos ossos e tendões e que forem encaminhados após consulta com clínico geral ou ortopedista nas unidades de saúde do município. 

De  acordo com o médico reumatologista que atende no Posto 1, Osmel Mayol, “as pessoas tendem a pensar que essa especialidade trata apenas de dor crônica, mas a ortopedia também cuida, então o que vai diferenciar um tratamento do outro são os sintomas que o paciente vai ter. Um exemplo é o tratamento de quem teve chikungunya, um vírus que há 5 anos a gente teve quase uma pandemia e ainda hoje tem paciente com sequelas”, esclarece.


Osmel Mayol também falou que "é muito gratificante para mim, quanto médico, fazer esse atendimento aqui, principalmente porque ajuda a população a ter um tratamento perto de casa, sem que as pessoas precisem se deslocar para Caruaru, por exemplo”.  

Júnior Vasconcelos, coordenador do Posto 1, destacou que a carência dessa especialidade era antiga. “Tínhamos uma demanda dessa especialidade desde 2017 na regulação, com pedido de inúmeros atendimentos, e por isso o serviço seria terceirizado pelo estado pela 4a Geres e esses pacientes seriam encaminhados ao município de Caruaru”, disse.

E ele continua, “é uma conquista muito grande para todos nós, pois o município nunca teve esse atendimento e com a busca ativa da gestão atual tomou conhecimento que o dr. Osmel Mayol, que já era clínico da rede, tinha essa especialidade de reumatologia e foi convidado pela administração para assumir o posto”, explicou o coordenador. 

A artesã Iolanda Lira, de 70 anos, moradora do bairro São José, explicou que "achei o serviço excelente. Aqui nunca teve reumatologista no posto, só particular. Sempre me consultei no IMIP, no Recife, e se continuar assim será uma maravilha, porque é um bom atendimento e não precisamos sair para outra cidade”, falou satisfeita.  



*Serviço:*

*Atendimento Reumatologia no Posto 1*

Dia – Toda Segunda-feira (exceto feriados)

Hora – A partir das 13h



*Centro de Saúde Fernando da Veiga Pessoa – Posto 1*

Endereço – Rua Izaltino Poggi, Prado

Telefone – (81) 3563-9056



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu