Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: SAUDADES DO GALO.



2022 está logo ali e novamente teremos a alegria nas ruas, teremos os foliões felizes e estaremos todos celebrando o nosso carnaval maravilhoso. 


Eram 9 da manhã daquele sábado de carnaval de 2015. Os primeiros raios de sol já iluminavam as calçadas frias do Bairro de São José, no Recife, e o Mercado de São José apresentava-se imponente aos meus olhos naquela manhã mágica. O silêncio foi rompido com os acordes dos clarins e os fogos de artifício que anunciavam que era o início do desfile do maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada. 


Como num súbito de emoção, o coração disparou, a lágrima caiu, o vento soprou e a emoção tomou conta de mim, pois havia deixado o gélido inverno canadense para sentir o calor humano que o Carnaval de Pernambuco traz em sua essência. Mal podia acreditar que em questão de minutos, eu estava prestes a viver o melhor carnaval do mundo; o Carnaval de Pernambuco. Pernambuco me emociona! 

Ao chegar na Rua Imperial, deparei com uma multidão de pessoas pulando, cantando, sorrindo, gritando de felicidade. Era como se o mundo todo estivesse ali, naquele momento e para sempre, a alegria se fazia presente. O Carnaval de Pernambuco me emociona!

É incrível ver tantas manifestações folclóricas juntas, celebrando uma diversidade cultural incrivelmente inexplicável, onde absolutamente todos os participantes são tratados igualmente, pois assim como o sol brilha para todos, o Carnaval de Pernambuco é para todos e a síntese dessa magia se esparrama pelas ruas históricas do Recife sob a batuta magistral do Galo da Madrugada. 

O Galo da Madrugada é uma apoteose. Ou melhor, um amálgama de ritmos e cores misturados em um só sentimento: A ALEGRIA. E tudo é de graça, de rua, livre e democraticamente solto, onde os foliões são o que eles quiserem ser em nome dessa alegria doida e maravilhosa ao mesmo tempo. O Galo da Madrugada me emociona!

Infelizmente, a pandemia do COVID-19 veio e agora só restam as cinzas de um carnaval que não vai acontecer. Precisamos nos proteger e cancelar o carnaval foi uma medida absolutamente necessária, pois a nossa segurança está sempre em primeiro lugar. 


2022 está logo ali e novamente teremos a alegria nas ruas, teremos os foliões felizes e estaremos todos celebrando o nosso carnaval maravilhoso. A saudade bate e tudo me faz lembrar que, se tivéssemos carnaval, o Galo da Madrugada estaria desfilando neste sábado, dia 13 de fevereiro. 

Ano que vem, quero voltar a viver essa emoção de estar no Carnaval de Pernambuco, a qual já começa da janela do avião ao se aproximar do Recife, e poder cantar em um brando retumbante: “Morena do Mar, quem foi que chegou? Sou eu, batendo o tambor...”

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá