Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Iniciada a segunda etapa da vacinação em Gravatá.



Idosos a partir de 85 anos foram contemplados nesta sexta-feira (29) e a vacinação segue em todas as USFs e Drive Thru

Iniciada nesta sexta-feira (29), em Gravatá, a segunda etapa do Plano de Vacinação para idosos na Unidade de Saúde da Família - USF Ana Caminha na Área Verde.

O prefeito Padre Joselito acompanhado do vice-prefeito Júnior Darita, do secretário de saúde, Dr. Edson; da secretária executiva, Maria da Saúde e do coordenador do Programa de Imunização de Gravatá, Leduard Leon estiveram presentes nesse momento único e esperado por todos.


Os Agentes Comunitários de Saúde de todo o município estão realizando a triagem para saber quantos idosos receberão a vacina AstraZeneca nas unidades de saúde. A ACS, Luana Avares, agente de saúde fala a importância de serem vacinados: “É muito importante porque temos o contato direto com a comunidade, o agente está no dia-a-dia visitando acamados, crianças, gestantes. Então, a imunização do covid é importante para não transmitir para o pessoal”.


A vacinação é realizada na unidade ou por agendamento nas residências dos idosos que não tem condições de irem até o local. Vale lembrar que, o reforço da dose da vacina AstraZeneca é três meses após a primeira administração. Após a aplicação a pessoa sai com o cartão e a data pré-agendada para a segunda dose.

A primeira vacinada do dia foi Emília da Cruz, 87 anos. Para ela é um dia de felicidade e agradecimento: “Estou feliz e vim tomar a vacina por causa da idade e para ver se tem alguma melhora. Está tudo bom, agradeço muito a vocês, a todo mundo que trabalha aqui. Que sejam abençoados”.


Momento especial foi a chegada de dona Celestina Maria, 102 anos, que foi acompanhada de sua filha Maria Anunciada, 72 anos que estava bastante emocionada por ver sua mãe imunizada. “Para mim está sendo ótimo pela idade dela que merece todo apoio para viver mais e estou feliz por ela ter o direito de receber essa vacina. O atendimento aqui no carro foi ótimo. Eu agradeço a Deus e a equipe”.

Em seguida, Padre Joselito foi com a equipe de saúde até a casa de um casal de idosos, na Rua Maria Alencar Lima dos Santos, para presenciar este momento tão esperado. Foram vacinados dona Maria Cecília, 85 anos, e o senhor José Rodrigues, 88 anos que estava bem felizes em tomar a vacina e aliviados por estarem protegidos do coronavírus. “Vai servir de mal ou de bem. Eu não queria tomar porque já estou com 88 anos, mas tem que tomar. É para meu bem”, disse sr. José.


Dr. Edson, secretário de Saúde, ressalta a importância desta segunda etapa acontecer antes do cronograma do Plano de Vacinação: “É o grupo importante para que a gente faça inicialmente a proteção até porque é um grupo que fica em casa e as pessoas que moram com elas saem e na volta contamina. Pode ser da maneira que for, da forma que for, mas temos que priorizar a vida que é o mais importante”, destacou.

Participando do inicio da vacinação para os idoso de 85 anos em diante, o prefeito, padre Joselito falou como é para ele estar presente neste momento. “É sempre uma emoção e ao mesmo tempo uma sensação de vitória porque a população esperava com muita ansiedade e expectativa. E quando um desejo pouco a pouco vai sendo realizado, nós podemos contar como vitória, mesmo sabendo que tem uma grande parte da população que precisa ser imunizada”.

O atendimento por drive-thru começará segunda-feira (01) no Pátio de Eventos a partir das 09h para evitar aglomerações.

Acompanhe abaixo o cronograma de vacinação COVID-19 para idosos com 85 anos ou mais nas unidades de Estratégias de Saúde da Família de Gravatá.

29/01: USF Ana Caminha I e II
01/02: USF Jucá e Auta Soares (Cruzeiro II)
02/02: USF Boa Vista e Posto II
03/02: USF Maria Auxiliadora e Patrícia Nely (Rua do Norte)
04/02: USF Ricardo Valmir (Alpes Suíços) e Russinhas
05/02: USF São Severino e Lagoa do Fernando
08/02: USF Posto III e Posto IV (Santa Helena)
09/02: USF CAIC e Judas Tadeu (Cruzeiro I)
10/02: USF Mandacaru e Uruçu-Mirim
11/02:USF Avencas e Nossa Senhora das Graças
12/02: USF Limeira

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...