Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Iniciada a segunda etapa da vacinação em Gravatá.



Idosos a partir de 85 anos foram contemplados nesta sexta-feira (29) e a vacinação segue em todas as USFs e Drive Thru

Iniciada nesta sexta-feira (29), em Gravatá, a segunda etapa do Plano de Vacinação para idosos na Unidade de Saúde da Família - USF Ana Caminha na Área Verde.

O prefeito Padre Joselito acompanhado do vice-prefeito Júnior Darita, do secretário de saúde, Dr. Edson; da secretária executiva, Maria da Saúde e do coordenador do Programa de Imunização de Gravatá, Leduard Leon estiveram presentes nesse momento único e esperado por todos.


Os Agentes Comunitários de Saúde de todo o município estão realizando a triagem para saber quantos idosos receberão a vacina AstraZeneca nas unidades de saúde. A ACS, Luana Avares, agente de saúde fala a importância de serem vacinados: “É muito importante porque temos o contato direto com a comunidade, o agente está no dia-a-dia visitando acamados, crianças, gestantes. Então, a imunização do covid é importante para não transmitir para o pessoal”.


A vacinação é realizada na unidade ou por agendamento nas residências dos idosos que não tem condições de irem até o local. Vale lembrar que, o reforço da dose da vacina AstraZeneca é três meses após a primeira administração. Após a aplicação a pessoa sai com o cartão e a data pré-agendada para a segunda dose.

A primeira vacinada do dia foi Emília da Cruz, 87 anos. Para ela é um dia de felicidade e agradecimento: “Estou feliz e vim tomar a vacina por causa da idade e para ver se tem alguma melhora. Está tudo bom, agradeço muito a vocês, a todo mundo que trabalha aqui. Que sejam abençoados”.


Momento especial foi a chegada de dona Celestina Maria, 102 anos, que foi acompanhada de sua filha Maria Anunciada, 72 anos que estava bastante emocionada por ver sua mãe imunizada. “Para mim está sendo ótimo pela idade dela que merece todo apoio para viver mais e estou feliz por ela ter o direito de receber essa vacina. O atendimento aqui no carro foi ótimo. Eu agradeço a Deus e a equipe”.

Em seguida, Padre Joselito foi com a equipe de saúde até a casa de um casal de idosos, na Rua Maria Alencar Lima dos Santos, para presenciar este momento tão esperado. Foram vacinados dona Maria Cecília, 85 anos, e o senhor José Rodrigues, 88 anos que estava bem felizes em tomar a vacina e aliviados por estarem protegidos do coronavírus. “Vai servir de mal ou de bem. Eu não queria tomar porque já estou com 88 anos, mas tem que tomar. É para meu bem”, disse sr. José.


Dr. Edson, secretário de Saúde, ressalta a importância desta segunda etapa acontecer antes do cronograma do Plano de Vacinação: “É o grupo importante para que a gente faça inicialmente a proteção até porque é um grupo que fica em casa e as pessoas que moram com elas saem e na volta contamina. Pode ser da maneira que for, da forma que for, mas temos que priorizar a vida que é o mais importante”, destacou.

Participando do inicio da vacinação para os idoso de 85 anos em diante, o prefeito, padre Joselito falou como é para ele estar presente neste momento. “É sempre uma emoção e ao mesmo tempo uma sensação de vitória porque a população esperava com muita ansiedade e expectativa. E quando um desejo pouco a pouco vai sendo realizado, nós podemos contar como vitória, mesmo sabendo que tem uma grande parte da população que precisa ser imunizada”.

O atendimento por drive-thru começará segunda-feira (01) no Pátio de Eventos a partir das 09h para evitar aglomerações.

Acompanhe abaixo o cronograma de vacinação COVID-19 para idosos com 85 anos ou mais nas unidades de Estratégias de Saúde da Família de Gravatá.

29/01: USF Ana Caminha I e II
01/02: USF Jucá e Auta Soares (Cruzeiro II)
02/02: USF Boa Vista e Posto II
03/02: USF Maria Auxiliadora e Patrícia Nely (Rua do Norte)
04/02: USF Ricardo Valmir (Alpes Suíços) e Russinhas
05/02: USF São Severino e Lagoa do Fernando
08/02: USF Posto III e Posto IV (Santa Helena)
09/02: USF CAIC e Judas Tadeu (Cruzeiro I)
10/02: USF Mandacaru e Uruçu-Mirim
11/02:USF Avencas e Nossa Senhora das Graças
12/02: USF Limeira

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá